Notícias


A convite do Teatro Colón, OSPA viaja à Argentina para apresentação histórica, neste domingo, dia 10 de julho

Sob regência de Evandro Matté, concerto terá participação do pianista Fabio Martino
07/07/2022 Assessora de Comunicação | Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) – Foto: Leandro Rodrigues / Divulgação

O dia 10 de julho de 2022 será histórico para a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). O Teatro Colón, em Buenos Aires, convidou a Sinfônica a realizar um concerto no seu palco, considerado o mais nobre do país. Será a primeira vez que a OSPA, em formação completa, atravessará a fronteira da Argentina para uma apresentação.

Sob regência do diretor artístico e maestro Evandro Matté, a orquestra executará uma obra contemporânea do compositor Arthur Barbosa, um grande clássico de Heitor Villa-Lobos e ainda uma das maiores criações de Sergei Rachmaninoff, com solo do pianista Fabio Martino. O concerto está marcado para as 17h de domingo (10/7). Os ingressos já estão à venda no site teatrocolon.org.ar e também na bilheteria do teatro.

‘‘É um prazer inestimável levar a OSPA pela primeira vez com formação completa a um dos templos da música de concerto mundial. E, para isso, apresentamos um programa que representa a essência da música brasileira – com obras de um compositor contemporâneo (Arthur Barbosa) e do maior nome da música de concerto nacional (Heitor Villa-Lobos)’’, comenta Evandro Matté.

Os preparativos para a viagem à capital argentina estão a todo o vapor. Faltando poucos dias para os embarques, que ocorrem na sexta e no sábado, a equipe de produção ajusta os últimos detalhes para garantir o transporte de dezenas de músicos, instrumentos e partituras.  

A secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, que acompanha a orquestra na viagem, ressalta a importância do momento: “A apresentação da OSPA no magnífico Teatro Colón é um marco na história da orquestra que muito nos orgulha. Por meio da música, brasileiros e argentinos fortalecem os laços que unem nossos países e ampliam a potência do intercâmbio artístico e cultural”.

O solista convidado para a ocasião é o pianista Fabio Martino, brasileiro radicado na Alemanha e com amplo reconhecimento internacional. Começou a estudar o instrumento com 5 anos e, com apenas 12, superou pianistas maduros ao vencer o concurso da Fundação Magda Tagliaferro. Em 2010, tornou-se o único brasileiro a vencer o Concurso Internacional de Piano do BNDES, o mais importante da América Latina.

Em sua segunda apresentação com a OSPA (a primeira foi em 2016), Martino sobe ao palco para interpretar “Rapsódia sobre um Tema de Paganini”, de Sergei Rachmaninoff (1873 – 1943). Trata-se de um conjunto de 24 variações sobre o tema “Capricho em lá menor”, do violinista virtuose Niccolò Paganini. Exímio pianista, o próprio compositor foi o solista na estreia da obra, que ocorreu em 1934, em Baltimore, Estados Unidos, com a Orquestra da Filadélfia regida pelo célebre maestro Leopold Stokowski.

Para iniciar o concerto da OSPA, foi escolhida “Mba’epu Porã” (“música bela” em tupi-guarani), uma abertura sinfônica composta por Arthur Barbosa (1965-) em 2018 especialmente para a inauguração da Casa da OSPA. Depois, foi registrada no CD “OSPA e Convidados”, lançado em 2021. Segundo o compositor, que também é violinista da OSPA, a obra é uma “homenagem lúdica a tudo o que se construiu e se construirá musicalmente no Rio Grande do Sul, em que se conta a história do som e da música na região desde os seus primórdios”, incluindo representações da natureza, dos povos indígenas, africanos, europeus, passando por milongas, chamamés, chacareras e outros ritmos que ainda hoje ecoam.

A apresentação termina com “Choros nº 6”, peça fundamental de Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959) que faz parte da série "Choros" – definida pelo compositor como uma síntese de "diferentes modalidades da música brasileira indígena e popular”. Composta em 1926, “Choros nº 6” faz alusão à atmosfera seresteira e aos personagens chorões do Rio de Janeiro daquela época. Para isso, os tradicionais instrumentos da orquestra ganham a companhia de uma percussão tipicamente brasileira com a cuíca, o reco-reco, o roncador e o tamborim de samba. “Choros nº 6” foi apresentada pela OSPA em 11 de junho de 2022 e, na semana seguinte, foi registrada nas gravações do próximo CD da orquestra, com previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano.

Sobre Evandro Matté (regente)

É diretor artístico e maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, da Orquestra Theatro São Pedro e do Festival Internacional SESC de Música, em Pelotas. Realizou sua formação musical na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na University of Georgia (Estados Unidos) e no Conservatoire de Bordeaux (França). Desde 2006, atua como regente e, como convidado, já esteve à frente de orquestras de Uruguai, Argentina, China, Portugal, República Checa, Croácia, Alemanha, Itália, Colômbia e Estados Unidos. Em 2019, foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França pelo desenvolvimento das artes francesas em seu domínio artístico.

Sobre Fabio Martino (piano)

Comparado internacionalmente com Nelson Freire, Martha Argerich, Claudio Arrau, Sviatoslav Richter e Vladimir Horowitz, o pianista brasileiro Fabio Martino chamou a atenção ao ser o único brasileiro a vencer o Concurso Internacional de Piano do BNDES, o mais importante da América Latina. Com três CDs solo e um com a Filarmônica de Stuttgart, coleciona elogios de críticos e revistas especializadas no mundo todo. O último disco, “Latin Soul”, alcançou a segunda posição nos charts do iTunes como “Top Album Classics”. A experiência o levou a diversas produções de filme e TV, além de gravações em rádios brasileiras, alemãs e a inglesa BBC.

ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE (OSPA)
 
Turnê – Teatro Colón convida OSPA

Concerto: Domingo, 10 de julho de 2022, às 17h (hora local).

Onde: Teatro Colón, Buenos Aires, Argentina.

Ingressos: a partir de 500 pesos argentinos.

Bilheteria on-line: bit.ly/EntradasOSPA

Bilheterias do Teatro Colón: Calle Tucumán, 1.171, de segunda a sábado, das 9h às 20h, domingo, das 9h às 17h. Calle Viamonte, 560, de segunda a sexta, das 9h às 16h.

Evento presencial, sem transmissão ao vivo.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS