Notícias


Projeto institui a Festa em Homenagem a São João Batista como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Camaquã

De autoria do Ver. Neco, o projeto foi protocolado no Poder Legislativo de Camaquã
05/07/2022 Redação Portal de Camaquã – Foto: Prefeitura de Camaquã / Divulgação

Nesta terça-feira, dia 5 de julho de 2022, o Ver. Antonio Altair Puchnerat / Neco, protocolou na Secretaria do Poder Legislativo de Camaquã, o Projeto de Lei Legislativo nº 16 de 2022.

O projeto “Institui a Festa em Homenagem a São João Batista como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Camaquã.”, festa muito popular e tradicional na cidade, inclusive tendo o dia de São João Batista, 24 de junho, como feriado municipal, pois o santo é o padroeiro da cidade.

O projeto será incluindo na leitura do Expediente da 71ª Sessão Ordinária, que será realizada na segunda, dia 11 de julho. Após a leitura, será encaminhado para ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça.

Sobre o projeto

A tradicional Festa em Homenagem a São João Batista, promovida pelo governo municipal, iniciou no ano de 1991. Foi iniciada pelo saudoso Prefeito José Cândido no Ginásio Municipal de Esportes, e depois foi transferida para o Complexo Poliesportivo Ruy de Castro Netto (a Prainha).

A primeira fogueira foi construída por funcionários da Prefeitura Municipal com o Corpo de Bombeiros Municipal, e, acesa por dois paulistas Sr. Edegar e o Sr. Antônio que vieram de Osasco, pois lá já havia sido feita uma fogueira gigante onde ela somente queima no topo.

O atual prefeito Sr. José Candido tinha visto no Fantástico e por Camaquã ter São Batista como padroeiro mencionou para o então Secretário Municipal de Turismo e Desporto, Dael Luis Prestes Rodrigues o desejo de fazer esta fogueira numa festa municipal onde teria as barracas para o comércio e as pessoas em geral poderem gratuitamente vender suas mercadorias e ornamentar o pátio do ginásio de esportes.

O secretário então juntamente com sua equipe, descobre onde e quem fez esta fogueira gigante que o prefeito havia visto. Depois de vários contatos, o secretário Dael conversando com o Sr. Edegar por telefone marcam de encontrarem-se em São Paulo para a realização de um contrato para a confecção da Primeira Fogueira Gigante de São João Batista de Camaquã.

Então no dia 24 de junho de 1991, teve início a primeira festa em homenagem a São João Batista, promovido pelo governo municipal.

Na época foi estimado a presença de 15 mil pessoas que se aglomeravam ao redor do Ginásio de Esportes para assistir o grande evento, que contou com queima de fogos de artifícios, apresentação de quadrilhas, muita música e comida típica produzido em sua maioria por alunos, pais de alunos e professores das escolas municipais e estaduais, que usaram a festa para arrecadar valores para formaturas e viagens de final de ano.

Muitas pessoas criticavam que aquilo era desperdício do dinheiro público, chegaram a espalhar panfletos na cidade que o Bairro Olaria corria sérios riscos de incêndio.

A festa ocorreu impecável, o povão se divertiu muito e os críticos da época, passaram vergonha.
A título de curiosidade esta fogueira foi realizada no mesmo ano que ocorreu a enchente que alagou quase toda a cidade, deixando submerso o Bairro Getúlio Vargas..

Depois de algum tempo, no governo do Ex Prefeito João Carlos Machado, a festa passou a ser realizada no Complexo Poliesportivo Ruy de Castro Netto - a Prainha. Os prefeitos que sucederam o Sr. José Cândido, mantiveram a festa e foram melhorando-a.

Desde então, a festa realiza-se religiosamente todos os anos, com exceção dos anos de pandemia de COVID-19 (2020 e 2021), às vezes em função do tempo não se consegue realizar no dia 24 de junho, mas realiza-se em outra data.

No ano de 2022, o Prefeito Ivo de Lima Ferreira, realizou uma grande revitalização do Complexo Poliesportivo Ruy de Castro Netto - a Prainha, melhorando ainda mais o local para os munícipes.
O local hoje conta com ciclovia, academia ao ar livre, pista asfaltada para caminhada e corrida, pracinha reformada, ornamentação com palmeiras ao redor do lago, reforma do trapiche, iluminação em led, limpeza das trilhas ecológicas dentro da mata nativa ao entorno do complexo, entre outras melhorias, o que tornou a festa ainda mais bonita, com tudo organizado, shows maravilhosos, e o principal, o público muito satisfeito, tendo neste ano um público de aproximadamente 20 mil pessoas na festa.

O formato da festa ainda continua o mesmo, a fogueira que queima só no topo, e por sinal é a 2° maior fogueira do Brasil e a 1° maior fogueira dentro d'água do Brasil, populares continuam vendendo comidas e bebidas tradicionais da festa junina, sem pagarem nada pelo espaço na festa, servido assim como um incentivo aos comerciantes.

A população Camaquense é muito participativa na Festa, a qual sempre registra um grande público, famílias inteiras vão celebrar  as homenagens a São João Batista, receber as benção do pároco, ver os shows e, claro, aguardar ansiosamente pelo acendimento da fogueira e queima de fogos de artifícios.



WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS