Notícias


Proposta, que tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre, reserva vagas para bicicletas em estacionamentos da Área Azul

Projeto quer garantir espaço para estacionamento de bicicletas nos estacionamentos pagos
30/06/2022 Ascom Câmara Municipal de Porto Alegre - Foto: Alex Rocha/PMPA

Projeto de lei que começou a ser debatido na Câmara Municipal de Porto Alegre prevê a reserva obrigatória de vagas para estacionamento de bicicletas na Área Azul. A proposta foi apresentada pelo vereador Marcelo Sgarbossa, hoje suplente na bancada do PT.

"A falta de bicicletários que garantam a permanência das bicicletas com segurança tem sido um obstáculo ao seu uso. Essa ausência tem feito com que seus usuários as prendam em equipamentos públicos inadequados como árvores, postes e paradas, que dificultam a plena circulação de pedestres."  

O projeto define que fica obrigatória, em estacionamentos temporários remunerados, a reserva de no mínimo 5% da área destinada a automóveis para a implementação de estacionamentos de bicicletas. Além disso, prevê que pelo menos 20% do valor arrecadado pelos estacionamentos temporários serão aplicados na construção de estacionamentos de bicicletas na chamada Área Azul; e na promoção de ações educativas de trânsito.  

"O objetivo principal desta proposta é incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte estratégico, não poluente e saudável. Para isso, vale referir que a tendência da modernidade urbana aponta para a necessidade de adequação dos espaços públicos, que, além das ciclovias, ciclofaixas e faixas compartilhadas, é composto também por bicicletários e paraciclos adequados", justifica Sgarbossa.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.  

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS