Notícias


Sindiágua convoca ato em defesa da Corsan pública, no dia 28 de junho, às 11h

Movimento “RS pela Água” está previstocom caminhada passando pelo DMAE, Corsan até a Assembleia Legislativa e Palácio Piratini
24/06/2022 Assessoria de Imprensa – Foto: Divulgação

O Sindiágua/RS e várias entidades sociais estão convocando a sociedade para o ato “RS pela Água”, marcado para 28 de junho, em Porto Alegre.

A caminhada inicia às 11 horas em frente ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), na Rua 24 de Outubro, 200, e segue em passeada, passando em frente a sede da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) até a Praça da Matriz.

A organização estima milhares de pessoas vindas dos mais de 300 municípios atendidos pela Corsan e por outras empresas públicas que também vêm sendo alvo de tentativas de privatização. No Rio Grande do Sul o Governo do Estado anunciou para julho a venda das ações da Corsan na bolsa de valores. “A gravidade exige este grito pela água pública. O acesso à água de qualidade é um direito humano.

Por isso o Sindiágua e várias entidades sociais fazem este chamamento crucial para assegurar um serviço público com controle social”, enfatiza o *presidente do Sindiágua/RS, Arilson Wünsch*. O dirigente destaca a ofensiva no país e no mundo por parte de grandes empresas transnacionais em  tomar o controle do saneamento.

“Cada vez mais vemos os governos, pouco comprometidos com a cidadania, vendendo às companhias públicas para empresas privadas para comercializar um bem vital que não pode ser tratado como mercadoria”, ressalta.

Estão somadas a este movimento Entidades como o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Levante Popular da Juventude, o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) entre vários outros de diferentes segmentos.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.
 
INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS