Notícias


UFPel realiza estudo inovador em parceria com a universidade inglesa Writtle University College

O estudo está sendo conduzido com propósito de analisar a complexa dinâmica do movimento de equinos atletas da raça Crioula no Rio Grande do Sul
23/06/2022 Comunicação Social | Universidade Federal de Pelotas – Foto: Divulgação

O grupo de estudos em Ortopedia equina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), coordenado pelo professor Charles Ferreira Martins (PPGZ), juntamente com a professora Andréa Martins (MestCTS/FAEM) e professora Cláudia Lima (Solos/FAEM) vem desenvolvendo um estudo em parceria científica com a universidade inglesa Writtle University College, através da pesquisadora Roberta Ferro de Godoy.

O estudo está sendo conduzido com propósito de analisar a complexa dinâmica do movimento de equinos atletas da raça Crioula no Rio Grande do Sul. Essa pesquisa é pioneira no esporte e busca compreender a interação cavalo-casco-superfície através de mensurações quantitativas da cinética, cinemática e propriedades funcionais da superfície, sendo realizadas em conjunto para eficácia dos resultados.

A pesquisa está ocorrendo em centros de treinamentos com ginetes de alto nível dentro da modalidade freio de ouro e visa determinar as forças cinéticas com sensores de pressão instalados sob a sela e nos cascos para verificação da distribuição de pressão em região dorso lombar e ao sistema musculoesquelético dos equinos.

Concomitante, está sendo realizada avaliação cinemática para compreensão da homogeneidade bilateral do movimento, com marcadores articulares e acelerômetros distribuídos em pontos definidos nos equinos.

De forma inovadora, todos estes dados serão analisados em conjunto com as propriedades funcionais da superfície utilizada para análises de cinética e cinemática, para entender a influência do solo sobre a movimentação dos animais, onde são coletadas informações na pista quanto sua dureza, resistência ao cisalhamento, umidade, altura superficial, utilização e dos materiais que compõem a estrutura.

O estudo possui caráter inovador e integra todas as variáveis enfrentadas pelos equinos durante a realização de provas do Freio de Ouro. Desse modo, objetiva-se garantir a performance e longevidade atlética dos animais, bem-estar, diminuição dos índices de lesões musculoesqueléticas e classificação das superfícies, contribuindo para o desenvolvimento da raça Crioula através da dinâmica que engloba funcionalidade, rusticidade e aptidão.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS