Notícias


Governador assina memorando com empresa espanhola para potencializar energia eólica em alto-mar no RS

Projetos podem representar investimentos de R$ 100 bilhões no Estado
22/06/2022 Texto: Lucas Barroso | Edição: Christianne Schmitt/Secom - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O governador Ranolfo Vieira Júnior assinou, na manhã da sexta-feira, dia 17 de junho, em evento realizado no Palácio Piratini, um memorando de entendimento com a empresa espanhola Ocean Winds para potencializar a geração de energia renovável no Estado.

O objetivo da parceria com a companhia, sediada em Madri e com subsidiária no Brasil, é permitir a construção de projetos de produção de energia eólica offshore, que é uma fonte renovável e não poluente obtida pelo aproveitamento da força do vento que sopra em alto-mar.

“O Rio Grande do Sul tem um grande potencial para a geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, com destaque para a tecnologia eólica. Essa assinatura representa isso e é um primeiro passo. Uma etapa muito importante para o desenvolvimento do Estado, pois, se concretizados os dois projetos para nossa costa, teremos investimentos na ordem dos R$ 100 bilhões, com uma geração de emprego de 10 mil vagas durante a construção e 4 mil na operação”, afirmou o governador.

O Estado tem capacidade para gerar 100 gigawatts de energia com ventos em terra. Em alto-mar, beneficiado pela inexistência de barreiras para os cata-ventos girarem, são mais de 114 gigawatts. “Se somarmos essas duas capacidades, produzimos, hoje, muito pouco do total da energia proporcionada pelos ventos. Isso significa que temos uma área com muita possibilidade de crescimento. Além disso, o porto do Rio Grande também pode ser um grande potencializador”, explicou o chefe da Casa Civil, Artur Lemos.

O diretor de desenvolvimento de novos negócios da Ocean Winds, José Partida Solano, apresentou os projetos para o Estado e comentou a expectativa para a execução. “Nossa expectativa é começar a operação até 2030. Neste momento, estamos em fase de licenciamento junto ao Ibama. É um prazer assinar esta cooperação com o governo do RS. Temos presença em todo o Brasil e acreditamos no potencial daqui. Será uma nova indústria para a região Sul”, afirmou.
 
A Ocean Winds, uma joint-venture das empresas Engie (francesa) e EDPR (portuguesa), tem cinco projetos no país, sendo dois no RS. Um está no Litoral Norte (Marinha de Tramandaí, com potencial de 700 megawatts) e o outro, em uma extensa faixa do Litoral Sul, de Tramandaí até Mostardas (chamado de Ventos do Sul, com potencial de 6,5 gigawatts).

Também participaram do evento o secretário de Desenvolvimento Econômico, Joel Maraschin, e o secretário adjunto do Meio Ambiente e Infraestrutura, Guilherme de Souza.

MAIS NOTÍCIAS