Notícias


CRPO Vale do Rio Pardo realiza curso de Capacitação Patrulha Maria da Penha para 40 Oficiais e Praças

Contou com uma carga horária de 30 horas-aulas
14/06/2022 Comunicação Social do CRPO VRP - Foto: Cap Rafael/23°BPM, 2°Sgt Luíza/CRPO VRP, Sd Benvegnu/23°BPM
Anterior Próximo

A Brigada Militar, através do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo, na terça-feira, dia 7 de junho, habilitou 40 Oficiais e Praças da região do Vale do Rio Pardo para atuação na Patrulha Maria da Penha.

Com o advento da Lei Maria da Penha, a Brigada Militar desenvolve o Programa Patrulha Maria da Penha, uma atuação de excelência reconhecida devido à sua importância e alcance, com o intuito principal de executar ações de prevenções à violência contra a mulher em razão da vulnerabilidade e hipossuficiência de gênero ocorrido em âmbito doméstico e familiar.

O Curso de Capacitação Patrulha Maria da Penha, teve como facilitador o capitão Rafael Carvalho Menezes, Coordenador da Patrulha Maria da Penha do 23°BPM e monitora, a soldado Elisangela Benvegnu. Teve início na terça-feira (7/6) e término na sexta-feira (10/6), sendo realizado na Universidade de Santa Cruz do Sul.

Contou com uma carga horária de 30 horas-aulas, com o foco de aprimorar a formação policial na perspectiva de gênero, a fim de garantir que os profissionais de segurança possam se posicionar de maneira crítica, ética e responsável.

Foram realizadas trocas de experiências entre os participantes, através de dinâmicas, dramatizações e debates, permitindo reflexões a partir da visão integral da violência doméstica e familiar no Rio Grande do Sul e no Brasil.

Com a habilitação, os policiais militares, passarão a compor o trabalho nas Patrulhas Maria da Penha, que atendem ocorrências de violência doméstica e familiar, além de visitas sistemáticas nas casas de vítimas com medida protetiva de urgência.

A Patrulha atua a partir do deferimento de Medida Protetiva de Urgência expedida através do Poder Judiciário, com despacho de necessidade de acompanhamento da força policial até decisão de extinção ou término do prazo de concessão de medida.  

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.
 
INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS