Notícias


Câmara Municipal de Porto Alegre discute projeto que prevê processo seletivo para estágios no serviço público municipal

A proposta é de autoria do vereador Jonas Reis (PT)
10/06/2022 Ascom Câmara de Vereadores de Porto Alegre - Foto: Tonico Alvares/CMPA

A Câmara Municipal de Porto Alegre começou a discutir projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade de realização do processo seletivo público para estágios não-obrigatórios da Administração Pública Municipal.

A proposta é de autoria do vereador Jonas Reis (PT). "O estágio não-obrigatório é desenvolvido como atividade opcional, podendo ser remunerado. Dessa forma, se torna uma das principais portas de entrada dos estudantes para o mundo do trabalho", explica ele.

Jonas Reis observa que o projeto pretende atualizar a legislação municipal frente à Lei Federal nº 11.788/2008 e ao Decreto Federal nº 9.427/2018, que tratam sobre a realização de estágio estudantil. Pela proposta, o recrutamento para as vagas de estágio não-obrigatório será feito por meio de processo seletivo simplificado, mediante prévia convocação por edital amplamente divulgado nos órgãos oficiais de publicidade do Município de Porto Alegre.

A contratação para as vagas deverá cumprir as seguintes regras: 50% das vagas totais oferecidas deverão ser destinadas para candidatos egressos das redes de ensino público, seja no âmbito municipal, estadual, técnico ou federal; 30% das vagas totais para candidatos negros egressos das redes de ensino público, seja no âmbito municipal, estadual, técnico ou federal; 10%  as vagas poderão ser destinadas para programas e convênios que a Administração Pública Municipal tenha com instituições sociais que trabalhem com jovens em situação de vulnerabilidade social ou reinserção socioeducativa; e 10% das vagas deverão ser destinadas para candidatos estudantes com deficiência.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.
 
INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS