Notícias


Onze mulheres participam de curso de pintura, em Pelotas

Os cursos são oferecidos pela parceria entre Município, Senar e Sindicato Rural e são alternativas terapêuticas e de geração de renda
09/06/2022 Ascom Prefeitura de Pelotas - Fotos: Rodrigo Chagas
Anterior Próximo

Mais um curso de artesanato foi realizado, nesta semana, pela parceria entre o projeto Reabilitação Trabalho e Arte (Retrate), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (Senar/RS) e Sindicato Rural de Pelotas. Entre os dias 30 de maio e 3 de junho, a sede do Retrate recebeu o curso de tingimento e pintura em tecido.

Foram 11 participantes, usuárias da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) da Prefeitura e produtoras rurais que aprenderam diversas técnicas, como pintura porcelanizada, adesivagem em vidros, pintura com giz de cera, pintura recortada e tie dye, com a instrutora do Senar, Rosana Martins de Castro.

Durante os cinco dias de curso, as participantes produziram panos de prato, guardanapos, camisetas, echarpes, diversas pinturas em diferentes tecidos, como oxford, microfibra e jeans, além de vidros decorados. A participante Juraci Moreira Machado afirma que o curso fez muito bem para ela. “Além de produzir, também me divirto, me sinto feliz e agradeço todos os fazeres que aprendi”, disse.

Lamentando o fim da semana de aulas, Cláudia Menezes revela que gostou muito do curso. “Nunca tinha pintado, me apaixonei, poderia continuar por mais dias”, garante. Simone Castro já fazia pintura em tecidos, mas disse ter gostado muito das novas técnicas que aprendeu e destacou uma delas – “a técnica do claro e escuro me encantou”. A aluna se referia à técnica que estabelece contraste de cores, entre sombra e luz, que destaca partes da pintura.  

Os cursos promovidos pelo Retrate em parceria com o Senar são voltados a produtores rurais e usuários da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) da Prefeitura, e têm o objetivo de profissionalizar e capacitar os participantes, como parte do tratamento e como forma de geração de trabalho e renda. Quando sobram vagas, a comunidade em geral é convidada a participar.

Na sede do Retrate (rua Félix da Cunha, 564), onde são ministrados os cursos, também são comercializadas as peças produzidas pelos usuários. Outras informações sobre os cursos e sobre a comercialização de artesanato podem ser obtidas no local ou pelo WhatsApp (53) 98105-4131.

Confira a programação de cursos

20 a 24/6 – macramê

15 a 18/8 – bonecos de pano

31/8 a 3/9 – patchwork

12 a 14/9 – panificação caseira

3 a 7/10 – confecção em lã crua

3 e 4/11 – tortas e docinhos

8 e 9/12 – transformação caseira e derivados de soja

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS