Notícias


Banho quente aquece a alma e o corpo, mas é inimigo da pele, aumentando a oleosidade e desidratação

Segundo a especialista, quanto mais quente o banho, mais estamos propensos a prejudicar a barreira cutânea, causando a desidratação
06/06/2022 Máxima Assessoria de Imprensa – Foto: Divulgação

Os termômetros baixaram e já podemos sentir o inverno chegar. Com isso, a procura por se aquecer se tornou prioridade máxima, principalmente na hora do banho. Apesar de muito relaxante, a água quente pode comprometer e muito a hidratação natural.

“Ela é fundamental para manter a pele saudável, equilíbrio da flora, do ph e da oleosidade, além disso a hidratação natural da pele evita o ressecamento e o envelhecimento precoce”, explica a esteticista e dermaticista Patrícia Elias, que comanda a Clínica de Estética Patrícia Elias, em São Paulo.

Segundo a especialista, quanto mais quente o banho, mais estamos propensos a prejudicar a barreira cutânea, causando a desidratação. “Nossa pele produz uma oleosidade natural que a mantém hidratada e quanto mais tempo no chuveiro quente, haverá mais alterações no equilíbrio cutâneo, fazendo nosso organismo entender que é preciso produzir mais oleosidade, dilatando ainda mais nossos óstios (poros)”, enfatiza.

A indicação não é tomar banho frio, mas chegar a uma temperatura morna e agradável. “Quem tem predisposição a dermatites e acne, por exemplo, deve manter a temperatura mais fria possível”, complementa.

Além de prejudicar a pele, o banho quente também prejudica o couro cabeludo, sendo um inimigo para quem luta contra a caspa. “A água quente não prejudica apenas o couro cabeludo, mas também os fios por estimular demais as glândulas sebáceas, produzindo mais oleosidade, prejudicando também quem sofre de queda de cabelo”.

Para manter o equilíbrio cutâneo dos pés à cabeça a especialista indica algumas rotinas que devem ser inseridas principalmente durante os dias mais frios:

» Escolha sabonetes hidratantes. Muitos sabonetes tradicionais possuem PH alcalino, que altera a camada protetora da pele, causando ainda mais ressecamento. Na dúvida, use sabonete de glicerina ou escolha sabonetes líquidos.

» Não use sabonete no corpo inteiro várias vezes ao dia, use somente nas regiões íntimas.

» Evite o uso diário de buchas durante o banho

» Hidrate o corpo e o rosto após o banho. Opte por produtos vegetais, que são compatíveis com a pele.

» Use hidratantes com vitaminas e minerais para ajudar a prevenir o envelhecimento precoce.

» Óleos corporais são ótimos aliados para quem possui a pele muito ressecada, podendo ser utilizado geralmente dentro e fora do banho, na pele úmida ou molhada. Nesse caso é preciso ficar atento aos que necessitam de enxágue.

» Ao sair do banho não esfregue a toalha no corpo, isso é prejudicial. Utilize toalhas de algodão bem macias e encoste com cuidado na hora da secagem.

“E lembre-se, aumente o consumo de água. A água é essencial para manter a umidade da pele em equilíbrio”, finaliza.

Sobre a especialista:

Patrícia Elias é bacharel em Estética e Cosmetologia pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Dermaticista pela Faculdade IBECO. Especialista em tratamento de hipercromias, flacidez cutânea, saúde da pele, entre outras áreas, Patrícia é sócia fundadora da Clínica de Estética Patrícia Elias e comanda o canal no YouTube voltado para este ramo com mais de 6 milhões de inscritos. O sucesso na internet aconteceu pelo desejo que ela tinha de levar as informações verdadeiras e seguras para as pessoas que procuram por cuidados da pele. Mais informações:
https://patriciaelias.com.br/


WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS