Notícias


Alunos de Canela realizarão júri simulado em projeto criado por magistrado da Comarca, no dia 21 de junho

Eles interpretarão todos os papéis que integram esse tipo de julgamento
03/06/2022 Ascom Tribunal de Justiça – Foto: Divulgação

A maioria deles está acostumada a ver em séries policiais, mas agora terão a oportunidade de vivenciar essa experiência participando de um júri simulado. Esta foi a proposta feita pelo Juiz de Direito Vancarlo André Anacleto, da 1ª Vara Judicial de Canela, aos alunos do ensino médio do Colégio Marista Maria Imaculada. Eles interpretarão todos os papéis que integram esse tipo de julgamento: Juiz de Direito, defesa, acusação e jurados. A sessão será dia 21 de junho, no auditório da UCS, em Canela.

A iniciativa faz parte do projeto Judiciário Vai Para a Escola, criado pelo magistrado, Diretor do Foro da Comarca. “Venho percebendo que as pessoas desconhecem como é o funcionamento do sistema de justiça e qual o papel de cada um. Pretendo levar as informações básicas para escolas públicas e privadas”, esclarece o Juiz Vancarlo.

Primeiramente, ele realizou palestras com 220 alunos de 6 turmas de ensino médio da escola. Ele explicou o que fazem Juízes, Promotores de Justiça, Defensores Públicos e Advogados. Por fim, o magistrado apresentou o tema do júri, que será a guerra entre Rússia e Ucânia.

“Neste primeiro júri vamos trabalhar com os alunos do 3º ano do ensino médio. Serão dois júris, cada um com uma hora e meia. Eles terão que estudar sobre esse tema; saber a origem histórica, as razões para a Rússia ter iniciado a guerra e as consequências dela. Além do Juiz, teremos dois na acusação, dois na defesa e os jurados serão sorteados na hora. Os estudantes dos outros anos serão a comunidade. Eles irão assistir e depois terão que fazer uma redação em que terão que dizer como decidiriam se fossem jurados e dar o motivo.

Levar conhecimento de forma prática é uma atitude celebrada pela Coordenadora Pedagógica da escola, Nicole Bertoluci Rodrigues. “Eles estão muito engajados. Tivemos muitos inscritos interessados em representar um dos integrantes do júri. Eles já estão aprendendo bastante sobre a atuação de todos os envolvidos e como funciona a Justiça. Uma das premissas da escola é formar cidadãos críticos e protagonistas. E essa é uma ótima forma de reunir esses objetivos”.

Os alunos estão estudando sobre o tema em algumas disciplinas regulares e também fora do horário escolar. E estão em canal aberto para tirar dúvidas diretamente com o Juiz durante a preparação para o júri simulado.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS