Notícias


Prefeitura de Jaguarão faz homenagem à aluna da rede municipal, participante da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

OBA é um evento nacional, realizado desde 1998
02/06/2022 Texto e foto: Prefeitura de Jaguarão
Anterior Próximo

Na manhã da sexta-feira, dia 27 de maio, o Prefeito Rogério Cruz, recebeu a visita da pequena Ana Júlia, aluna da Escola Municipal Marechal Castelo Branco.

Ana Júlia, participou da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que é um evento nacional, realizado desde 1998 e tem como participantes os alunos do 1° ano do ensino fundamental ao último ano do ensino médio.

Nos últimos dados divulgados, referentes à edição de 2020, houveram 439.585 competidores.
É a partir da olimpíada brasileira que são selecionados os competidores para a fase latino-americana de astronomia e astronáutica e para a Olimpíada Internacional de Astronomia.

 Ana Júlia é autodidata nos campos de astronomia e astronáutica, havendo iniciado seus estudos por meio de um aplicativo instalado pela mãe ao final de 2019. É portadora de síndrome de Asperger, uma condição do transtorno do espectro autista, que dificulta a interação social e comunicação.

É a primeira vez que uma aluna da região participa da OBA, além disso, obteve uma ótima nota no exame, o que gerou o momento de hoje, quando o Prefeito recebeu Ana Júlia, o seu pai João Batista Nobre do Nascimento e a sua mãe  Jenifer Acosta de Avila, para parabenizá-los pela filha, uma jovem prodígio do município, que está fazendo história desde seus 8 anos de idade.

Durante o momento, o prefeito aproveitou para, além de direcionar a parabenização aos pais e à menina, junto da Secretária Adjunta de Educação e Desporto, entregar um presente e um certificado em nome da Prefeitura de Jaguarão pela conquista.

Também participaram do ato,  Rafael Schneid - Secretário de Educação e Desporto, Cricia Martins - Secretária Adjunta de Educação, Ana Ester Ferreira - Diretora Pedagógica da SMED, Márcia Silvana Rodrigues - Assessora Pedagógica - Educação Especial da SMED, Marilene Pacheco - Diretora da Escola Castelo Branco, Lidiane Bom - Vice-diretora escola Castelo Branco, Lucia Andreia - Professora da Sala de AEE da Escola Castelo Branco.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS