Notícias


Senar-RS promove seminário, no dia 31 de maio, sobre Programa Duas Safras em Santo Ângelo

Ação deve mobilizar 500 produtores, técnicos e pesquisadores da região das Missões
26/05/2022 Padrinho Conteúdo e Assessoria | Tatiana Py Dutra - Foto: Wenderson Araujo/Trilux

Em elaboração desde 2021, e oficialmente lançado em abril deste ano, o programa Duas Safras tem metas ambiciosas. A primeira é mudar a cultura do agro para intensificação sustentável da produção agrícola gaúcha, por meio de safras de inverno que produzam forrageiras e grãos para alimentação humana e animal.

Com efeito, a medida ampliaria a renda do produtor rural e aumentaria em 40% a produção agropecuária gaúcha. Segundo a Assessoria Econômica da Farsul, o impacto no PIB do Estado seria um aumento de 7%, representando aproximadamente R$ 31,9 bilhões.

Chegar a esse objetivo exige conversão e comprometimento dos produtores. Por isso, ao longo de 2022, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) promoverá 10 fóruns sobre o Duas Safras em diferentes regiões do estado, visando o planejamento da próxima safra. O primeiro deles será no próximo dia 31, em Santo Ângelo (RS).

“O Seminário Duas Safras tem a missão de levar o conhecimento ao produtor rural das tecnologias em uso para que ele possa intensificar a produção em áreas disponíveis. Esses seminários regionais buscarão customizar os temas de tecnologia de acordo com a realidade de cada região do estado. Cada um terá uma atividade distinta”, antecipa o superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli, acrescentando que a próxima edição deve ser realizada no fim de junho, em Porto Alegre.

Voltado para produtores rurais, técnicos, pesquisadores, autoridades, lideranças e demais interessados no tema, o “Seminário Duas Safras - Mais Produção o Ano Inteiro” terá entrada franca. As inscrições podem ser feitas no site http://www.senar-rs.com.br/inscricao/.

O evento deve reunir cerca de 500 participantes para discutir temas como intensificação produtiva, otimização de áreas e demanda internacional por alimentos, fibras e
energia, ampliação da produção de cereais de inverno, produção de milho e produção de forragens de inverno destinados à pecuária.

O projeto

O Duas safras é fruto de articulação entre a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e Associação de Brasileira da Proteína Animal (ABPA), Embrapa, Senar-RS, Fecoagro/RS, Asgav e Federarroz, Acergs, Sips e Aprosoja.

Os primeiros passos do projeto foram dados em maio do ano passado, com a capacitação de cerca de 100 instrutores, técnicos e supervisores de campo de empresas que atuam junto ao  Senar-RS. No treinamento, ministrado on-line pela Embrapa Trigo, de Passo Fundo, Embrapa Pecuária Sul, de Bagé, e Embrapa Clima Temperado, de Pelotas, eles conheceram as mais modernas tecnologias para o manejo de culturas como o trigo, cevada, centeio, triticale e aveia.

Em meados de junho de 2021, começou a fase de implantação de três lavouras de trigo e três de triticale em seis municípios de Norte a Sul do Estado: nos municípios de Cruzaltense, Ibirubá, Paim Filho, Pelotas, Redentora e Tapejara.

A instalação dos campos de prova experimentais, que totalizam 24,5 hectares, ocorreu em propriedades rurais que integram a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que também faz o acompanhamento dos resultados dos experimentos.

Seminário Duas Safras - Mais Produção o Ano Inteiro
Quando: 31 de maio, às 9h
Onde: Clube Gaúcho (Rua Bento Gonçalves, 915, Centro Santo Ângelo)
Quanto: entrada gratuita
Inscrições:
http://www.senar-rs.com.br/inscricao/

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.
 
INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link


MAIS NOTÍCIAS