Notícias


Projeto de Lei instituiu o “Rodeio de Maio” como Patrimônio Cultural Imaterial do município de Camaquã

Matéria foi protocolada pelos Vereadores Vítor Azambuja e Ronaldinho Renocar
24/05/2022 Ascom Câmara de Vereadores de Camaquã – Foto: Divulgação

Na segunda-feira, dia 23 de maio, os Vereadores Vítor Azambuja e Ronaldinho Renocar, ambos do Progressistas apresentaram o Projeto de Lei Legislativo nº 11/2022, que visa instituir o “Rodeio de Maio” como Patrimônio Cultural Imaterial do município de Camaquã.

Segundo Vítor Azambuja, líder da bancada do Partido na Câmara, os rodeios integram o saber histórico e cultural do Rio Grande do Sul, por fazerem parte do cotidiano do gaúcho, representando um importante patrimônio cultural.

Segundo os autores, o patrimônio cultural, seja material ou imaterial, é reconhecido pelo sentimento dos indivíduos que os produzem, pelo processo histórico de sua construção e pelo valor simbólico que a sociedade lhes atribui no presente.

Ainda, segundo os autores da proposta, os rodeios crioulos são festejos que buscam ressignificar uma herança histórica, onde a população se reúne para vivenciar as atividades ligadas ao passado, podendo se reconectar com as atividades do campo, sendo necessário legitimar a festividade como bem cultural, sendo um elemento imaterial e simbólico que parte da tradição histórica da vida do homem e se materializa na festividade.

A proposição tem o objetivo de reafirmar o tradicional “Rodeio de Maio” como parte da cultura gaúcha do município, valorizando um evento com 50 anos de história, e que traz muitos benefícios culturais e econômicos para a nossa terra. A matéria segue para as Comissões do Poder Legislativo para análise e posteriormente irá ao Plenário da Câmara para discussão e votação.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.
 
INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS