Notícias


Sucesso da cadeia leiteira da Nova Zelândia é tema de seminário em Passo Fundo, no dia 26 de maio

Evento promovido pelo Senar-RS aproxima produtores da região dos segredos de um dos maiores exportadores de leite do mundo
24/05/2022 Tatiana Py Dutra | Padrinho Conteúdo e Assessoria – Foto: Divulgação

Os produtores de leite de Passo Fundo e região têm a chance de descobrir o que torna a Nova Zelândia um dos maiores players do mundo no setor.

O seminário Fundamentos de Produção e Qualidade do Leite da Nova Zelândia recebe três produtores neozelandeses, que vão compartilhar suas experiências – além de especialistas e lideranças do setor leiteiro no Brasil. O evento ocorre no dia 26 de maio, às 9h, no  Gran Palazzo Centro de Eventos.

A abertura fica a cargo do coordenador da Aliança Láctea Sul Brasileira, Airton Spies. Ele fala sobre as perspectivas e desafios da produção do leite na Região Sul. Já o bem-estar animal será tema da fala de Diego Lima, da Simcro.

A programação continua com palestra de Ernesto Coser Netto, do Grupo Tru-Test, sobre o uso de novas tecnologias no manejo de pastagens e a aplicação da experiência neozelandesa na realidade brasileira. A seguir, Homero De Boni Junior, da PGG Wrightson Seeds do Brasil, fala sobre como os neozelandeses usam a pastagem para aumentar a rentabilidade da produção de carne e leite.

Para entender as similaridades e diferenças entre os dois países, a programação encerra com a participação de três produtores neozelandeses. “Tem muitas coisas que podemos trazer de ensinamento, claro, sempre observando nossa realidade. Não adianta querer copiar ‘tal e qual’, mas há informações que podem ser inseridas, implantadas nas propriedades”, observa o técnico em Formação Profissional Rural do Senar-RS Pedro Faraco.

Com produção média de 22 bilhões de litros anuais – dos quais 96% são exportados para 140 países –, a Nova Zelândia deve seus resultados a fatores como o isolamento geográfico, que protege a saúde do rebanho, excelentes condições climáticas, solo fértil para a produção de forragens, muita água e tecnologia de ponta para ampliação de desempenho. O seminário é uma promoção conjunta do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) com a Embaixada da Nova Zelândia no Brasil.

Seminário Fundamentos de Produção e Qualidade do Leite da Nova Zelândia

Quando: 26 de maio, a partir das 9h

Onde: Gran Palazzo Centro de Eventos (Rua Antônio Marinho de Albuquerque, 1.275. bairro Valinhos, passo Fundo)

Quanto: Gratuito

Informações e inscrições: www.senar-rs.com.br/inscricao

MAIS NOTÍCIAS