Notícias


Preparada para o verão, Corsan alerta sobre importância do uso consciente da água

Em Guaíba e Eldorado do Sul, a Companhia ampliou as subestações de energia elétrica e implantou novas redes e reservatórios
27/12/2019 Ascom Corsan – Foto: Rony Michaud from Pixabay / Divulgação

A chegada do verão é momento propício para reflexão e tomada de atitudes em relação ao consumo consciente da água.

Voltada a valorizar esse recurso natural ao longo de todo o ano, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) investe em melhorias e inovação, cria novas soluções para facilitar o acesso aos seus serviços e realiza testes rigorosos para levar água de qualidade para seus clientes.

Em paralelo às ações da Companhia, o consumidor final também deve colaborar, praticando o uso responsável para que todos possam aproveitar o melhor da estação.

A Corsan realizou diversas ações para garantir a regularidade no abastecimento dos municípios atendidos, inclusive no verão.

No sistema integrado de Canela e Gramado, por exemplo, uma série de investimentos qualifica os serviços e reforça a segurança do fornecimento de água, tais como: entrega de reservatório de 3 milhões de litros, em Gramado; conclusão da adutora de água bruta, aumentando a vazão de 230 para mais de 280 L/s; ampliação das instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA) 1 e da capacidade de tratamento da ETA 2; início das obras de novo reservatório em Canela; ampliação da subestação de energia; início das obras da centrífuga para reutilização de água da lavagem de filtros da ETA 2; substituição e ampliação de mais de 8 km de rede de abastecimento, com investimento superior a R$ 1,2 milhão; e instalação de reservatório de 100 mil litros de água no bairro Aspen.

A Região Metropolitana e o Vale do Sinos também estão entre as prioridades da Companhia. O sistema integrado de Alvorada e Viamão foi beneficiado por melhorias como o aumento da vazão de captação de água em 19% (de 1.260 para 1500 L/s), o aumento da capacidade de reservação de água, instalação e modernização do sistema de telemetria e monitoramento, além da instalação de válvulas redutoras de pressão.

Em Cachoeirinha, foram instalados novos bombeamentos nos bairros Betânia e Granja Esperança, bem como uma nova adutora de água tratada (que está em operação já pelo segundo verão) entre a estação de tratamento e o Shopping do Vale.

Em Guaíba e Eldorado do Sul, a Companhia qualificou o sistema de abastecimento por meio de ações como a ampliação de subestações de energia elétrica e a implantação de novas redes e reservatórios.

Já em Canoas, as melhorias incluem setorização do bairro São Luiz e manutenção e modernização da subestação da estação de tratamento Rio Branco. Diversos outros municípios também foram beneficiados, como Dois Irmãos, onde a Corsan instalou uma nova estação de tratamento compacta.


MAIS NOTÍCIAS