Notícias


Secretário de Educação e Cultura de Pantano Grande recebe a visita do Coordenador do Programa Trânsito Vida

Prepara adolescentes voluntários das escolas públicas para que protagonizem ações educativas de trânsito em suas comunidades
23/05/2022 Texto e Foto: Prefeitura de Pantano Grande

Na última terça-feira, 17, o professor Ananias Matos de Freitas, Secretário de Educação e Cultura, recebeu a visita do Coordenador do Programa Trânsito Vida, Antonio Cesar Alves.

O Programa Trânsito Vida coordenado pela Associação Educa. Ação Positiva de Santa Cruz do Sul, atua na Região do Vale do Rio Pardo, sensibilizando e preparando adolescentes voluntários das escolas públicas para que estes protagonizem ações educativas de trânsito em suas comunidades.

Desde o ano de 2003, o Programa já capacitou milhares de adolescentes, através de “Oficinas de Trânsito” que introduzem temas como: legislação de trânsito, normas de circulação e conduta para pedestres, ciclistas e passageiros, meio ambiente, cidadania, ética e convívio social, primeiros socorros, elaboração de campanhas e projetos educativos de trânsito, comunicação, teatro, entre outros temas.

No município de Pantano Grande, o Programa Trânsito Vida tem atuado reiteradas vezes em parceria com a Prefeitura Municipal, Brigada Militar e escolas, produzindo ações como: palestras, oficinas e campanhas educativas para a comunidade.

Para este ano, a SMEC ampliou a parceria com o Programa Trânsito Vida iniciando as atividades agora no mês de maio com atividades alusivas ao movimento “Maio Amarelo” e se estendendo até a Semana do Trânsito em setembro. A Brigada Militar e Secretaria de Trânsito darão apoio as atividades.

Algumas atividades que serão realizadas:

✅ Capacitação de voluntários: alunos dos anos finais do ensino fundamental das escolas municipais;

✅ Oficinas de Educação para o Trânsito (temas): Legislação de Trânsito, Comportamento Seguro para pedestres, ciclistas, passageiros, Meio Ambiente, Cidadania, Ética e Convívio Social no Trânsito, Primeiros Socorros, Prevenção às Drogas;

✅ Apresentações de trabalhos: Os voluntários participantes das Oficinas de Trânsito prepararão trabalhos de sensibilização e conscientização para apresentar na escola e na comunidade. Os voluntários capacitados nas Oficinas de Trânsito serão orientados a desenvolver atividades sobre comportamento seguro para crianças no espaço temático, Escolinha de Trânsito.

✅ Participação de Campanhas Educativas: Os voluntários participarão de campanhas educativas, como Blitzes, orientando a comunidade e distribuindo material educativo. Desenvolvimento de atividades alusivas ao Movimento “Maio Amarelo”;

✅ Semana Nacional de Trânsito (18 à 25 de setembro): Campanhas educativas mobilizadas pelos voluntários e em parceria com a Polícia Rodoviária, Brigada Militar, Prefeitura Municipal e Escolas. Organização e execução de seminário com mostra de trabalhos realizados.  

Dentro da Campanha do "Maio Amarelo", mês de conscientização para a segurança no trânsito, estão agendadas Oficinas de Trânsito e atividades lúdicas direcionadas aos alunos dos anos iniciais no dia 23 pela manhã na EMEF Machado de Assis e a tarde na EMEF Pantano Grande. No dia 30 as atividades serão realizadas na parte da manhã na EMEF Sotero Hermínio Frantz e a tarde na EMEF Dario Lopes de Almeida.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.
 
INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS