Notícias


Prefeito de Tapes recebeu visita de tapense que produz queijo orgânico na Localidade de Araça Calderon

O tapense é o único produtor de queijo 100% orgânico certificado pelo MAPA em todo o território gaúcho
23/05/2022 Texto e Foto: Prefeitura de Tapes
Anterior Próximo

Na tarde de quinta-feira, dia 19 de maio, o prefeito Luiz Carlos Coutinho Garcez recebeu em seu gabinete o tapense Mauro Gouvêa, que produz o Queijo Costa Doce Artesanal.

Mauro, que mora na localidade de Araça Calderon, interior de Tapes, se dedica desde 2008 à produção artesanal de queijo orgânico. O queijo produzido em Tapes vem a cada ano conquistando novos mercados no País e também fora dele.

O tapense é o único produtor de queijo 100% orgânico certificado pelo MAPA em todo o território gaúcho. “O queijo de Tapes tem alguns diferenciais, principalmente pela forma que é produzido, desde o fermento que sou eu próprio que faço, até a lida com as vacas, que são tratadas com homeopatia”, contou o tapense.

O produtor rural aproveitou a visita ao prefeito Garcez para contar um pouco da história de sua família, que registrou a marca “Flor do Araça” há mais de 50 anos na prefeitura. Em 2017, o queijo produzido em Tapes recebeu o certificado do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte, o SUSAF-RS.

Nos dias 27 e 28 deste mês, Mauro representará o município de Tapes no 1º Concurso de Queijos Artesanais do RS, que será realizado na Casa da Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre.

O prefeito Garcez parabenizou Mauro pelo seu pioneirismo na produção de queijo orgânico artesanal e pela dedicação com que leva o nome do município de Tapes além das fronteiras do Estado.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.
 
INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS