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Lançado no segundo semestre, Workshock Celic terá continuidade em 2020

As seis edições de 2019 abordaram os procedimentos para compras públicas da administração estadual
26/12/2019 Ascom Seplag/Edição: Secom - Foto: Vagner Benites /Ascom Seplag

Iniciado no segundo semestre deste ano, o Workshock Celic terá continuidade em 2020.

A iniciativa foi lançada pela necessidade de garantir maior agilidade aos processos que chegam à Subsecretaria Central de Licitações do Estado (Celic), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag).

A subsecretaria é a responsável pela realização dos procedimentos licitatórios do governo, o que a faz receber pedidos de todas as secretarias e órgãos estaduais.

A sexta edição de 2019 do Workshock Celic marcou o encerramento das apresentações das equipes da Celic aos representantes dos departamentos de compras dos órgãos e secretarias do governo do RS.

Com a apresentação de todas as equipes da Subsecretaria finalizada, os temas serão revistos para novas reuniões ao longo de 2020.

O último encontro de 2019, realizado no dia 10 de dezembro, teve como tema a “Sistemática de registro de preços: teoria, prática, adesões e sanções” e reuniu cerca de 180 servidores no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), na capital.

Na prática, as seis edições abordaram os procedimentos para compras públicas da administração estadual, que, em sua maior parte, é processada pela Sistemática de Registro de Preços.

No último encontro do ano, a diretora do Departamento de Gestão de Contratos, Viviane Mafissoni, a gerente da Equipe de Registro de Preços, Juliana Madeira, e a gerente da Equipe de Penalidades, Renata Moraes, todas da Celic, apontaram as regras gerais de uso, questões práticas, as problemáticas e soluções para as questões mais enfrentadas no dia a dia e também sobre as sanções voltadas à gestão.

Em cada encontro, um tema

O diálogo aberto junto aos responsáveis pelos departamentos de compras já traz resultados positivos.

De acordo com a assessora técnica e subsecretária –substituta da Celic, Marina Dacroce, o alto número de inscrições, que em todos os encontros chegou próximo à capacidade do auditório principal do Caff, de 200 lugares, mostra o grande interesse pela proposta.

Dúvidas sobre o papel de cada órgão na fiscalização dos contratos, sanções administrativas e a catalogação de itens são alguns dos temas em que foram constatados aprimoramento nos processos.

“Conseguimos perceber melhorias em questões pontuais e esperamos enxergar um resultado ainda mais robusto já no início do próximo ano, após a implantação de novos processos nas equipes de cada órgão”, afirma Marina.

A primeira edição do Workshock foi realizada em julho e dirigida exclusivamente para profissionais da imprensa (repórteres, setoristas, produtores e assessorias) para esclarecer dúvidas sobre a legislação que regula os processos licitatórios, a estrutura de trabalho e também os resultados.

O segundo encontro, em agosto, abordou a correta aplicação de sanções administrativas a licitantes e fornecedores. Em setembro, o Workshock tratou da elaboração de editais.

Na quarta edição, em outubro, foram abordadas as diferentes modalidades de licitações e o suporte técnico aos demais setores do governo do Estado e em novembro, na quinta reunião, a apresentação girou em torno da Catalogação, Pesquisa de Preços e Sistema GCE.

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