Notícias


Comitê Camaquã realiza reunião em Cerro Grande do Sul

Reunião foi realizada nas dependências do auditório da Câmara de Vereadores de Cerro Grande do Sul
26/12/2019 Texto e foto: Comitê Camaquã
Anterior Próximo

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camaquã, realizou a última reunião do ano, no dia 20 de dezembro de 2019, no auditório da Câmara de Vereadores de Cerro Grande do Sul.

Pela manhã, com início às 10 horas, aconteceu a reunião conjunta da Comissão Permanente de Assessoramento (CPA) e da Comissão Fiscal.

Pela tarde, com início às 13h30min, foi a vez da 43ª Reunião Pública Extraordinária, a qual teve a mesa formada pelas seguintes autoridades: Renato Taiffke Zenker – Presidente do Comitê, Lindomar Bergmann Duarte – Vice-Presidente do Comitê, Alvaro Huber Ribeiro – Presidente da AUD, Marlene Heidrich – Vice-Prefeita de Cerro Grande do Sul, Alairto dos Santos Raphaelli – Presidente da Câmara de Vereadores de Cerro Grande do Sul, e Carlos Alberto Pacheco Coutinho – Chefe de Gabinete da Prefeitura de Cerro Grande do Sul.

De acordo com a pauta, inicialmente ficou aprovada a Prestação de Contas do Convênio de Manutenção do Comitê e também a programação de reuniões para o próximo ano de 2020, a saber:

> 30 de janeiro, extraordinária em Chuvisca;

> 28 de fevereiro, extraordinária em Turuçu;

> 27 de março, ordinária em Encruzilhada do Sul;

> 23 de abril, extraordinária em Cristal;

> 8 de maio, extraordinária em Amaral Ferrador;

> 26 de junho, ordinária em Camaquã;

> 30 de julho, extraordinária em São Lourenço do Sul;

> 28 de agosto, extraordinária em Sentinela do Sul;

> 30 de setembro, ordinária em Lavras do Sul;

> 30 de outubro, extraordinária em Arambaré;

> 26 de novembro, extraordinária em Canguçu;

> 11 de dezembro, ordinária em Tapes.

Na sequência, o biólogo João Carlos Dotto (técnico da FEPAM), apresentou a versão preliminar do Termo de Referência para a contratação de Estudos Socioambientais para avaliar a viabilidade de Licenciamento de Hidrelétricas na Bacia do Rio Camaquã, sendo acordada a continuação do acompanhamento dos estudos por grupo de trabalho formado pelo Comitê.

No item seguinte, a Plenária do Comitê aprovou o agradecimento especial e formal ao Comando Ambiental da Brigada Militar de Camaquã – PATRAM, pelos excelentes trabalhos realizados em apoio ao Comitê Camaquã, com vistas ao atendimento das normas de usos das águas, por parte de produtores rurais usuários do Arroio Velhaco, especialmente no que se refere ao cumprimento das outorgas emitidas pelo DRHS-Departamento Estadual de Recursos Hídricos e Saneamento.

Continuando, houve o relato sobre o abastecimento de água de Cerro Grande do Sul, pelo técnico da CORSAN local, Sr. Marcos Volnei de Oliveira, ressaltando o mesmo que a situação do município está em normalidade.

Após, o Grupo de Trabalho do Arroio Velhaco apresentou o relato das atividades, sendo aprovado pelo Comitê o pedido de reestudo referente ao represo do Sr. Alfredo de Melo Gomes Rocha, pelo entendimento de que águas de derivação deste represo provém à montante da confluência do Velhaco Norte com o Arroio Tigre, retornando à calha principal do Arroio Velhaco.

A reunião contou também com a presença do Sr. João Volkmann, engenheiro agrônomo e produtor rural de arroz biodinâmico, cultivado sem agrotóxicos, adubos químicos e/ou conservantes em sua propriedade localizada em Sentinela do Sul.

Por fim, nada mais havendo a tratar, o Presidente Renato Zenker deu por encerrada a reunião, desejando um bom retorno e esperando a presença de todos para a próxima reunião.

MAIS NOTÍCIAS