Notícias


UFPel integra Rede Gaúcha para Educação Sustentável

Em agosto, UFPel deve realizar um evento dedicado à temática com o intento de aproximar os atores das ações e trocar conhecimentos a respeito
18/05/2022 Comunicação Social | Universidade Federal de Pelotas - Foto: Secom IFFar

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é uma das nove entidades que integram a Rede Gaúcha de Instituições para a Educação Sustentável (Regies).

O grupo foi formado na semana passada, em evento realizado na cidade de Santa Maria, e tem a missão de fortalecer e propor conhecimentos e ações ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

O palco da adesão foi o Seminário Internacional de Extensão, Pesquisa e Educação para a Sustentabilidade (Siepes), realizado no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), de 9 a 12 de maio.

A UFPel era parceira do evento e foi representada pela vice-reitora, Ursula Silva – uma das vozes do encerramento do encontro – e pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Eraldo Pinheiro, um dos mediadores do lançamento da Rede e responsável pela leitura da Carta Compromisso do Seminário.

O evento foi um momento de diálogo das Universidades e Institutos Federais com atores públicos e privados preocupados com as questões que afetam o desenvolvimento humano e ambiental do século 21 evidenciadas na Agenda 2030 da ONU, no intuito de encontrar formas de envolvimento e atuação conjunta por meio de parcerias para gerar soluções inovadoras nos espaços locais e territoriais.

A Rede cumpre o papel de agregar aquelas entidades que objetivam coletivamente propor projetos dedicados ao desenvolvimento das comunidades “invisíveis” e estritamente vinculado à edificação da equidade social com foco na sustentabilidade.

A articulação entre as instituições se concretiza em inúmeras ações afirmativas e pedagógicas associadas a realidades locais e regionais considerando a curricularização da extensão, buscando inserir os estudantes no mundo do trabalho e torná-los agentes de mudanças sociais.

O esforço conjunto dará origem a um Observatório Gaúcho da Agenda 2030, que vai concentrar o trabalho desenvolvido pelas instituições e consolidar as ações da região sul.

A participação na Rede reforça o movimento que a UFPel já tem feito com a intenção de reconhecer e fomentar projetos e ações realizadas em seu âmbito. Um levantamento feito junto às unidades acadêmicas e por meio do cadastro de projetos unificados identificou 2.572 ações da UFPel que têm relação com os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Segundo a vice-reitora, 2030 está próximo e urge a união e a integração das instituições em prol de fortalecer esse compromisso.

De acordo com ela, a pandemia mostrou como as crises econômica e social estão relacionadas à ambiental, vinculadas à necessidade de buscar alternativas econômicas e produtivas que sejam mais sustentáveis, além de formas de valorização da comunidade local, envolvendo aspectos como indústria criativa e economia sustentável. “Queremos evidenciar e valorizar o que nós temos. Estamos bastante satisfeitos de estar no caminho, discutindo junto com as demais instituições”, pontuou.

Protagonismo

A UFPel deverá realizar, em agosto, um evento dedicado à temática com o intento de aproximar os atores das ações e trocar conhecimentos a respeito. A tradicional Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE/UFPel), que ocorre no segundo semestre, também trará o assunto à baila: o tema será “Encontro de Saberes: Pluriversidade e Meio Ambiente”.

Além disso, a UFPel será a sede, no ano que vem, do Seminário Internacional de Extensão, Pesquisa e Educação para a Sustentabilidade (Siepes).


WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 
 
TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS