Notícias


Municípios da região Sul se unem em Encontro Integrado das Redes de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher

Ocorreu no Salão do Júri do Foro e reuniu mais de 50 participantes
29/08/2019 Por Janine Souza / Assessora Coordenadora de Imprensa: Adriana Arend - Foto: Divulgação/Comarca de Pelotas

Na Semana da Justiça pela Paz em Casa foi realizado, no Sul do Estado, o I Encontro Integrado das Redes de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher dos Municípios Integrantes da Comarca de Pelotas.

O objetivo foi qualificar, informar e trocar experiências entre os órgãos integrantes das redes de proteção da mulher de Pelotas, Capão do Leão, Morro Redondo, Turuçu e Arroio do Padre, bem como fomentar a integração entre as redes municipais.

O evento, coordenado pelo Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, em parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres de Pelotas e Conselho dos Direitos da Mulher de Capão do Leão, ocorreu no Salão do Júri do Foro e reuniu mais de 50 participantes.

De acordo com a titular do Juizado, Juíza Michele Soares Wouters, o encontro visou a integração e a qualificação dos diversos órgãos que fazem parte da rede, cada órgão apresentando o seu trabalho e/ou tratando questões relativas à violência de gênero, à incidência da Lei Maria da Penha, ciclo da violência, audiência de acolhimento e verificação de medidas, crime de descumprimento de medidas protetivas e justiça restaurativa no âmbito da violência doméstica.

“Importante essa qualificação conjunta para todos terem conhecimento do trabalho dos demais agentes a fim de melhor informar e encaminhar as vítimas, bem como planejamento de ações conjuntas”, considerou.  

Estiveram presentes o Secretário de Segurança de Pelotas, Bruno Aldo Ferreira, a Vice-Prefeita de Capão do Leão, Gilciane Saes Baldassari, e a Secretária Municipal de Cidadania e Assistência Social, Mariglei Argiles. Além de integrantes das redes de Assistência Social dos Municípios de Pelotas, Capão do Leão e Turuçu, das Comarcas vizinhas de Rio Grande (COMDIM, CRAS e CREAS) e São Lourenço do Sul (SMDSH e CREAS), Brigada Militar, Polícia Civil, Ministério Público, OAB Subseção Pelotas, Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), Conselho da Mulher, SUSEPE, FASE, Grupo Autônomo das Mulheres de Pelotas (GAMP).

MAIS NOTÍCIAS