Notícias


Susepe e IGP realizam mutirão para confecção de carteira de identidade dos apenados da Penitenciária de Arroio dos Ratos

Mais de 30 apenados participaram da ação
16/05/2022 Ascom Susepe – Foto: Divulgação

Na última quarta-feira, dia 11 de maio de 2022, os apenados da Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos (PEAR) realizaram a confecção de documentos de identidade (RG).

Essa ação ocorreu em parceria entre a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e o Instituto-Geral de Perícias (IGP), sendo beneficiados 33 detentos que puderam, além de confeccionar o documento, encaminhar a segunda via.

“A confecção da identidade é fundamental e de extrema necessidade. Além de contribuir no processo de resgate da cidadania dos reclusos, também se torna fundamental para que os mesmos possam ser incluídos em atividades de trabalho e cursos profissionalizantes ofertados pela unidade prisional, bem como para encaminhamento de direitos sociais, civis e previdenciários”, destacou o diretor da Penitenciária, Anderson Moares Cardoso.

Ele enfatizou ainda que a presença da equipe do Departamento de Identificação do IGP na casa prisional contribuiu para facilitar e garantir o acesso dos detentos aos serviços prestados pelo órgão, sendo minimizadas as dificuldades de deslocamento.

O mutirão contou com o apoio e a colaboração da Direção, do setor de Atividade de Segurança e Disciplina e de demais servidores da casa prisional, que organizaram a condução dos presos até a sala destinada a essa finalidade. Este é o quinto mutirão realizado na PEAR e, no mês de junho, será realizada uma nova ação, devido à extensa demanda de solicitações de RG.

A assistente social da PEAR, Deise Cristina da Silva, reiterou que é de grande importância essa parceria firmada com o IGP visando promover a cidadania. “Por meio da carteira de identidade, podemos garantir direitos sociais e de saúde, e também viabilizar o ingresso de apenados no trabalho prisional”.


WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.
 
INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS