Notícias


Órgãos da Segurança Pública reforçam integração em reunião, em Rio Grande

Secretário da SSP, acompanhado de chefias das vinculadas, promoveu encontro para debater ações contra criminalidade na região
10/05/2022 Ascom SSP | Edição: Secom - Foto: Gregori Bertó / SSP

O titular da Secretaria da Segurança Pública (SSP), coronel Vanius Cesar Santarosa, acompanhado do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli, e do chefe da Polícia Civil, delegado Fabio Motta Lopes, reuniram-se na segunda-feira, dia 9 de maio, em Rio Grande, na Zona Sul do Estado, com operadores de segurança locais.

O Poder Judiciário e o Ministério Público (MP), a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), as demais vinculadas da Segurança e autoridades do município também participaram do encontro que debateu a criminalidade na região.

A reunião reforçou a integração entre os operadores da Segurança de todas as esferas do poder público, principal premissa do Programa Transversal e Estruturante da Segurança Pública, o RS Seguro. O encontro também debateu a situação atual da criminalidade no município, para encontrar soluções que reestabeleçam a queda nos indicadores criminais em Rio Grande.

O secretário Santarosa abriu a reunião de trabalho enfatizando a importância do constante diálogo entre os operadores de segurança para coibir a atividade criminosa. "Nosso empenho e nossa união para debater e atualizar as estratégias de combate ao crime são essenciais para retomar a queda nos indicadores de criminalidade. Temos estratégias de curto e médio prazos, como o reforço do policiamento ostensivo, com apoio do Batalhão de Choque, a força-tarefa da Polícia Civil que está atuando em apoio aos agentes locais, para a elucidação dos municípios e para os próximos meses, a instalação dos bloqueadores de celular na penitenciária do município, o que vai evitar o contato das lideranças criminosas com o exterior dos presídios", disse.

O município registra, de janeiro a março deste ano, 29 mortes violentas, sendo 28 vítimas de homicídio e uma, de latrocínio. O número já é próximo ao total de mortes violentas ocorridas em 2021, quando houve 28 vítimas de homicídio e três latrocínios.

O chefe do Observatório da Segurança Pública, coronel Carlos Augusto Gomes Rodrigues, abordou a evolução dos indicadores ao longo de 2022, destacando os homicídios. O comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Região Sul (CRPO Sul), tenente-coronel Cláudio de Azevedo Goggia, detalhou algumas das ocorrências de homicídio e o atendimento da BM, bem como as ações de policiamento para coibir a criminalidade.

O chefe da PC, delegado Fábio destacou que a polícia judiciária tem atuado intensamente para a elucidação dos crimes em Rio Grande, o que já levou a 79 prisões em 2022. Segundo a delegada Lígia Marques Furlanetto, titular da 7ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (DPRI) de Rio Grande, o trabalho da PC tem sido dedicado à elucidação dos crimes para que a cidade volte a apresentar expressiva queda nos índices, como ocorreu em 2021, quando o município passou quatro meses sem homicídios, sendo três consecutivos (maio, junho, julho e outubro).

As demais autoridades presentes apontaram suas estratégias para possibilitar as melhores soluções entre os poderes que ampliem a segurança na região. Uma das principais estratégias a longo prazo, divulgada pelo superintendente da Susepe, José Giovani Rodrigues de Souza, é a instalação de bloqueadores de sinal telefônico na Penitenciária Estadual de Rio Grande, que deve acontecer até o início do segundo semestre.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS