Notícias


Sarau do Solar de 11 de maio recebe a multi-instrumentista Clarissa Ferreira

Doação de alimentos não perecíveis são encaminhados à Defesa Civil do Rio Grande do Sul e entregues a pessoas e instituições cadastradas
09/05/2022 Agência de Notícias ALRS – Foto: Divulgação

O Sarau do Solar de 11 de maio, às 18h30, na sala José Lewgoy do Solar dos Câmara da ALRS, recebe a multi-instrumentista, compositora e etnomusicóloga Clarissa Ferreira, no espetáculo LaVaca. Sarau do Solar - 30 Anos de boa música.
 
O Sarau do Solar, que completa 30 anos de existência, tem como novidade na programação de 2022 o ingresso solidário, possibilitando que os expectadores usufruam de belos espetáculos musicais e também contribuam com a doação de alimentos não perecíveis, que são encaminhados à Defesa Civil do Rio Grande do Sul e entregues a pessoas e instituições cadastradas.    

O espetáculo

O trabalho de Clarissa Ferreira alia música e pesquisa, abordando questões que repensam o regionalismo gaúcho nos espaços sociais e na geografia local, a partir dos elementos simbólicos e códigos sonoros. A pampa, as relações com a natureza e a mulher gaúcha são temas presentes nas letras das canções de seu repertório autoral contando com poesias musicadas de Mário Quintana, Angélica Freitas e Maria Gabriela Saldanha. LaVaca alia tradição e modernidade, trazendo a linguagem da música sulina, inclusiva e contemporânea e versando sobre o presente, através do uso de instrumentos acústicos e arranjos camerísticos de violões, violinos e percussões.

O repertório do espetáculo possui composições como A vaca" (Clarissa Ferreira/ Mário Quintana), “Flor de pedra” (Susane Paz/ Clarissa Ferreira), “Abuelita” (Clarissa Ferreira), “Flor extinta” (Clarissa Ferreira/ Neuro Júnior), “Mulheres da Guerra" (Clarissa Ferreira/ Lucas Ramos), “Gauche” (Clarissa Ferreira/ Ana Mattiello), “Satélites” (Clarissa Ferreira), “Cavalo crioulo” (Clarissa Ferreira), “Pampa” (Clarissa Ferreira), “Cacilda” (Clarissa Ferreira/ Marília kosby), “Tiranas” (Clarissa Ferreira/ Maria Gabriela Saldanha), “Manifesto Líquido” (Clarissa Ferreira), “Os churrascos" (Clarissa Ferreira/ Angélica Freitas)

A artista

A gaúcha Clarissa Ferreira possui Bacharelado em violino (UFPEL), mestrado (UFRGS) e doutorado (UNIRIO) em Etnomusicologia, pós graduanda em Arteterapia.

Em 2018 criou com a poeta e antropóloga Marília Kosby a performance Poesia Xucra, apresentada na FestPoa Literária e na FLIP, em Paraty. Faz parte do grupo As Tubas, atuando como musicista, tendo dirigido musicalmente o espetáculo e álbum ao vivo "Corpo Espaço", em  2019, indicado como melhor álbum no Prêmio Açorianos.

Também foi uma das residentes do Projeto Concha/Natura Musical. Em 2019 atuou como diretora musical dos espetáculos "Pago Revisitado", Unimúsica UFRGS ao  lado do músico Texo Cabral e no  projeto Sonora  Brasil/SESC, com a  pianista  Ana Fridman. Em  2020 lançou  o single e videoclipe "Satélites" com participação de Kia Sajo, Paola Kirst e Tamiris Duarte (vencedor no Prêmio Profissionais da Música na categoria videoclipe) e o single e videoclipe "Mulheres da Guerra",com sua produção, ao lado de Lucas Ramos.

Ainda em 2020 lançou o minidocumentário "Satélites: tudo pode virar inspiração para os seres humanos". Compôs trilha sonora exclusiva para o filme "30 povos" para o Canal Curta1, para o espetáculo multi-linguagens Limiar e para a série Enlace. Em 2021, na programação do Sonora Brasil SESC, dirigiu o espetáculo "Líricas Sulinas" e apresentou o webinar "Sonoridades Sulinas", mostrando uma visão feminista da música do Rio Grande do Sul.

Serviço

Dia  11 de maio, às 18h30

Na sala José Lewgoy do Solar dos Câmara da ALRS

Ingresso solidário - contribuição com alimentos não perecíveis.  (Os ingressos obedecem a ordem de chegada e a entrega dos alimentos)

Onde assistir

Ao vivo, pela TV Assembleia (canal aberto 11.2, portal
https://ww4.al.rs.gov.br/tval e YouTube https://ww4.al.rs.gov.br/tval/transmissoes) e pelo Facebook (www.facebook.com/assembleiars).

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS