Notícias


OSPA apresenta Quarta Sinfonia de Brahms sob regência do polonês Boguslaw Dawidow, neste sábado, dia 7 de maio

Segunda edição do Ciclo Brahms, também inclui obra para piano de Schumann, com solo de Jean-Louis Steuerman
06/05/2022 Assessora de Comunicação | Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) – Foto: Antonia Kinston / Divulgação

O legado do compositor Johannes Brahms (1833 – 1897), cuja morte completa 125 anos em 2022, tem sido celebrado pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), com o Ciclo Brahms, que chega a sua segunda edição em 7 de maio.

Neste sábado, dia 7 de maio, às 17h, na Casa da OSPA, o polonês Boguslaw Dawidow é o maestro convidado para reger a última e mais conhecida sinfonia escrita pelo grande romântico alemão. A apresentação também conta com um concerto para piano de Robert Schumann (1810 – 1856), que será executado pelo pianista Jean-Louis Steuerman. Os ingressos custam de R$ 10 a R$ 40 e já estão à venda em sympla.com.br (veja detalhes no serviço abaixo). O espetáculo também será transmitido ao vivo pelo canal da orquestra no YouTube.

Maestro com experiência em grandes casas de concerto do mundo todo, o polonês Boguslaw Dawidow conduzirá a OSPA pela primeira vez nesta semana. Ele considera as duas obras do programa como “joias da música, adoradas pelo público”, especialmente a ‘‘Sinfonia nº 4 em Mi Menor, Op. 98’. Na temporada 2022, a OSPA executará todas as quatro sinfonias do compositor alemão. Principal criação de Brahms dentro do gênero, a quarta e última sinfonia é reconhecida por sua concisão. Nela, Brahms sintetiza práticas de composição antigas e modernas.

Outra composição do período romântico, ‘‘Concerto para Piano em Lá Menor, Op. 54‘‘ terá solo do pianista brasileiro de prestígio internacional Jean-Louis Steuerman. Criada por Robert Schumann, contemporâneo de Brahms, a peça foi considerada absolutamente original em sua época.

O solista explica o motivo: ‘‘Além das inovações formais na relação do piano com a orquestra, a própria natureza desse diálogo é nova. Cada instrumento ganha identidade e caráter e se torna um personagem vivo e independente”, comenta Jean-Louis, que se junta à OSPA após quase duas décadas. ‘‘É uma obra na qual a primeira indicação de andamento é ‘allegro affettuoso’. O concerto foi escrito para Clara (pianista e esposa do compositor) e é a mais linda declaração de amor’’, complementa.

A história das duas obras poderá ser conhecida a fundo pelo público antes do concerto. O professor da UFRGS, pianista e ativista cultural Francisco Marshall comentará o programa às 16h, na Sala de Recitais, em mais uma edição do projeto Notas de Concerto – Preleções sobre as obras da temporada OSPA.

Boguslaw Dawidow (regente – POL)

Nascido em Sopot (Polônia), Boguslaw Davidow é fundador e diretor musical da Orquestra de Câmara Chopin, com a qual se apresentou em Porto Alegre em 2011 durante uma turnê pela América do Sul. Atualmente, também é o principal regente convidado da Orquestra Sinfônica Israelita de Haifa e da Orquestra Sinfônica de Bogotá. Atuou à frente da Orquestra Sinfônica da Academia Nacional Russa em Tomsk (Rússia), entre 1994 e 2002, e da Filarmônica de Opole, na Polônia, de 1999 a 2012, com quem se apresentou na renomada Musikverein, de Viena. Em 2010, recebeu o título de Professor Honoris Causa na Academia Nacional de Música de Lviv, na Ucrânia. É convidado assíduo de muitas orquestras e casas de ópera ao redor do mundo, com passagens por França, Áustria, Alemanha, Itália, Suíça, Rússia, Inglaterra, Israel, Argentina, México, Estados Unidos, Coreia do Sul e China.

Jean-Louis Steuerman (piano – BRA)

Jean-Louis Steuerman ganhou grande reconhecimento internacional após conquistar o 2º lugar no Concurso Johann Sebastian Bach em Leipzig, na Alemanha, em 1972. Foi solista nas mais importantes orquestras do mundo, como a London Symphony e a Royal Philharmonic – méritos que se estendem na música de câmara. Participou de importantes turnês na Europa, América do Norte e Ásia, apresentando-se nas principais séries de concertos. Com gravações para a Philips, eternizou obras de Alexander Scriabin, Felix Mendelssohn Bartholdy e as Seis Partitas de Johann Sebastian Bach, com a qual recebeu o prêmio Diapason d'Or.

MAIS NOTÍCIAS