Notícias


Com autoria do Deputado Zé Nunes, Festival de Inverno Lourenciano mais próximo de integrar calendário oficial de eventos do RS

Parecer favorável ao projeto foi aprovado em reunião, na Assembleia Legislativa, da terça, dia 12
15/04/2022 Agência de Notícias ALRS – Foto: Divulgação

Com 10 votos favoráveis e nenhum contrário, a Comissão de Constituição e Justiça aprovou parecer favorável ao PL 68/2021, de autoria do deputado Zé Nunes, que declara como de relevante interesse cultural do Rio Grande do Sul e insere no Calendário Oficial de Eventos do Estado, o Festival de Inverno Lourenciano, do município de São Lourenço do Sul. 

A votação unânime ocorreu na reunião ordinária da CCJ, na terça-feira, dia 12 de abril de 2022. Agora o projeto segue para o Departamento de Assessoramento Legislativo que decide se a matéria passa por mais alguma comissão ou se vai direto para votação em plenário.

O Festival de Inverno Lourenciano iniciou em 2019, por iniciativa da Associação Comercial e Industrial de São Lourenço do Sul – ACI-CDL com apoio da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Familiares e Senac, com o objetivo de impulsionar a economia e a cultura de São Lourenço do Sul, divulgando, promovendo e potencializando as atividades socioeconômicas, culturais e turísticas locais. 

Entretanto, segundo o deputado Zé Nunes, a finalidade vai além do retorno econômico. Está na afirmação e divulgação da cultura e em possibilitar a formação e a qualificação profissional para a população. 

“A intensa programação do Festival de Inverno Lourenciano abrange diversas áreas da economia local e regional. Porém, além dos negócios e das atividades de caráter técnico, realiza-se múltiplas atividades de lazer, entretenimento e culturais, especialmente ligadas a gastronomia”, justifica.

O deputado salienta ainda que São Lourenço está inserido numa rota de turismo e quem passa pelo festival pode ter contato com setor comercial, agrícola e industrial, em eventos técnicos e formativos, pode conhecer maquinas, equipamentos novidades tecnológicas que estão no mercado. 

“Com isto busca-se a atração de investimentos e o estímulo ao empreendedorismo e a superação dos problemas sociais e econômicos com geração de trabalho e renda para a população. Na praça de alimentação tem oferta variada de produtos da cultura local, como exemplo, da cultura pomerana, que se destaca no município. E nos pavilhões acontece a Multifeira, com exposição e venda de produtos da economia local e regional, bem como dos serviços diversos”, explica o parlamentar.

O Município de São Lourenço do Sul, localizado às margens da Lagoa dos Patos, na Zona Sul do RS, insere-se na região turística da Costa Doce. Além do turismo e serviços, tem base econômica na agropecuária e agroindústria, especialmente, da agricultura familiar.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e fique atualizado com as últimas novidades.

INSTAGRAM - Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as últimas notícias e comunicados da região.



MAIS NOTÍCIAS