Notícias


Dica de Receita: Camarão na Moranga

A receita rende oito porções e pode ser acompanhada por arroz branco
06/04/2022 Press à Porter Gestão de Imagem – Foto: Divulgação Tirolez

Para aproveitar a safra do camarão, que vai até o fim de maio, que tal uma receita especial para o fim de semana? A Tirolez, uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País, ensina como fazer Camarão na Moranga. O recheio, feito com Requeijão e Creme de Queijo Minas Frescal da Tirolez, leva mais cremosidade e sabor ao prato, que pode ser acompanhado por arroz branco.

A receita rende oito porções e a família inteira vai se apaixonar. Confira o modo de preparo a seguir:  

Camarão na Moranga

Ingredientes

1 abóbora moranga
125 g de Requeijão Cremoso Tirolez
220 g de Creme de Queijo Minas Frescal Tirolez
500 g de camarão médio limpo
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Caldo

Cascas e cabeça dos camarões (quando comprar na peixaria peça para o atendente)
1 colher de sopa de azeite de oliva
750 ml de água
2 talos de salsinha
1 cebola
1 tomate
2 grãos de pimenta-do-reino

Recheio

6 tomates médios em cubos
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de Manteiga Sem Sal Tirolez
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
2 colheres de sopa de extrato de tomate
2 colheres de sopa de salsinha picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

- Com uma faca afiada, faça um corte na parte superior da moranga, formando uma tampa. Retire a tampa, retire as sementes e reserve a tampa.

- Espalhe o Requeijão Cremoso Tirolez na parte de baixo da moranga e o Creme de Queijo Minas Frescal Tirolez nas laterais. Tempere o camarão com sal e pimenta e reserve.

Para o caldo:

- Leve uma panela média ao fogo alto. Quando aquecer, coloque o azeite, as cascas e as cabeças dos camarões. Mexa bem e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos.

- Adicione a água, os talos de salsinha, a cebola, o tomate e os grãos de pimenta-do-reino. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos, sem deixar o caldo ferver. Desligue o fogo. Com uma peneira coe o caldo e reserve.

Para o recheio:

- Em uma frigideira em fogo alto, coloque o azeite, a Manteiga sem Sal Tirolez, doure os camarões e reserve.

- Em uma panela média, coloque o azeite e leve ao fogo baixo. Quando aquecer, refogue a cebola e o alho picado, mexa bem e deixe por mais 1 minuto. Junte o tomate picado, o caldo de camarão e todos os ingredientes restantes. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos. Acrescente os camarões fritos, misture bem e deixe cozinhar por mais 2 minutos. Retire do fogo.

Finalização:

- Preaqueça o forno a 200 ºC.

- Coloque o recheio na moranga. Coloque uma colher de Creme de Queijo Minas Frescal Tirolez sobre o recheio e feche levemente com a tampa. Forre com papel-alumínio todo o fundo e a lateral da moranga. Coloque a moranga em uma assadeira em banho maria por 90 minutos aproximadamente. Retire do forno, despreze o papel-alumínio e coloque a moranga em um prato.

A dica é servir com arroz branco como acompanhamento.

Tempo de preparo: 01h30

Rendimento: 8 porções

Sobre a Tirolez

Fundada há 41 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País. Com mais de 1.900 colaboradores, a empresa dispõe de seis fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros, Arapuá e Carmo do Paranaíba), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e em Santa Catarina (Caxambu do Sul).

Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade e tradição. Tais características decorrem, entre outras causas, da qualidade do leite, do cuidado e do carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 30 tipos de produtos e mais de 100 SKUs, que podem ser encontrados em todo o Brasil.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 
 
TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS