Notícias


Sistema integrado permite ao agricultor controle total do plantio

A Isoplanter64 da FertiSystem possui um software de gerenciamento e controle das importantes informações contidas/geradas pelo implemento
17/03/2022 Rural Press – Foto: Divulgação

O plantio é um dos momentos mais delicados e que necessita de muita atenção por parte dos produtores, afinal, uma boa semeadura é o primeiro passo para se alcançar bons resultados.

Diante disso, é preciso ter eficiência e controle total de todo o processo, o que fará a diferença em converter expectativa em alta produtividade. Estes conceitos estão entre os diferenciais do sistema inteligente para plantio Isobus - Isoplanter64, lançamento da FertiSystem, empresa especialista em tecnologias para plantio e distribuição de adubos, com sede em Passo Fundo/RS.

Indicado para todas as culturas de sementes graúdas e finas como soja, milho, feijão, milheto, pipoca, amendoim, trigo, braquiária, algodão, entre outras, a Isoplanter64 é um produto formado por um conjunto de conceitos da agricultura de precisão, através da norma ISOBUS (ISO 11783). Assim, consegue fazer a comunicação segura com qualquer dispositivo plantadoras/semeadoras do mercado que possui o mesmo protocolo e não haverá restrições.

Todos os conceitos são controlados através de uma ECU (Eletronic Control Unit), que possui um software de controle, e este faz a ligação, gerenciamento controle das informações importantíssimas contidas/geradas pelo implemento, como por exemplo taxa de semente aplicada (sem/m), taxa de fertilizante aplicada (Kg/ha), velocidade de plantio, entre outras.

De acordo com o engenheiro mecânico Alvaro Gottlieb, gerente de P&D/Engenharia da FertiSystem, uma das grandes vantagens é ter o protocolo ISOBUS integrado, isso faz com que o produtor possa utilizar seu próprio monitor sem ter a necessidade de comprar outro. “É um produto essencial para melhorar eficiência de plantio e ter total controle sobre ele. É garantir uma maior economia e produtividade, isso levando em consideração todos os conceitos de agricultura de precisão que o sistema tem disponível”, destaca.

Muitos recursos em poucos toques

A Isoplanter64 executa diversos recursos em poucos toques na tela ou de forma automática, e isso tudo com garantia de funcionamento e precisão, tornando o sistema mais inteligente para plantio. “Saber que sua plantadora/semeadora irá colocar o adubo e semente no local exato, de forma exata e no tempo exato é imprescindível nos tempos de hoje”, acrescenta o gerente de P&D.

Para otimizar ainda mais a operação, o equipamento permite o desligamento linha a linha. Com isso, faz com que toda a área plantada tenha a quantidade de semente e adubo necessária para que o solo e semente expressem seu máximo potencial germinativo. Ou seja, com o desligamento linha a linha o agricultor não irá plantar duas vezes no mesmo lugar e não criará plantas competidoras entre si.

De acordo com o especialista da FertiSystem, sabe-se que a taxa de transpasse média no Brasil é de aproximadamente 5% e, em alguns casos críticos, pode chegar em mais de 15%. Para exemplificar a lógica é preciso um simples cálculo. “Tem-se 1.000 hectares com uma taxa de transpasse de 5%, serão 50 hectares que serão plantados duplamente, gastando o dobro de semente e o dobro de adubo, isso falando em economia, fora o aspecto produtivo em que estes 50 hectares terão um arranjo espacial desregular de sementes, criando plantas competidoras entre si”, explica.

Desenvolvimento sustentável

Além de ouvir as demandas dos clientes, a FertiSystem foi além quando projetou a Isoplanter64. A ideia com o equipamento não foi desenvolver um produto pensando somente nos clientes, mas sim contemplando um pensamento sustentável. Segundo Gottlieb, para aumentarmos a produtividade do Brasil não existe apenas a possibilidade de abertura de novas áreas, mas também, e principalmente, aumentar a eficiência das já abertas. Dessa forma, o produto pode ser aceito por qualquer cliente de qualquer perfil, todos querem economizar mais e ter mais produtividade. “O nosso maior desafio é levar a tecnologia para o campo, fazer com que todos os agricultores, de qualquer nível, consigam entender, mexer no sistema”, finaliza o engenheiro.

Sobre - Com sede em Passo Fundo/RS, a FertiSystem surgiu em 2002 para revolucionar a forma de plantar. Atualmente está presente em 95% das indústrias de máquinas e implementos agrícolas do Brasil. A empresa é formada por um grupo técnico especializado focado em pesquisa, inovação e tecnologias aplicadas no plantio e na fertilização do solo.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 
 
TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link


MAIS NOTÍCIAS