Notícias


Patrulha Agrícola e a adesão ao programa estadual que viabilizará a construção de 10 microaçudes em Arroio Grande

O prazo de adesão vai até 25 de março
14/03/2022 Texto e foto: Prefeitura de Arroio Grande

A semana foi de importantes reuniões na Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Arroio Grande com pautas envolvendo a Patrulha Agrícola e a adesão ao programa estadual que viabilizará a construção de 10 microaçudes no município.

PASTAGENS DE INVERNO: Em reunião virtual entre secretaria municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico e o COOESAGRO - Conselho Municipal de Agricultura - foi tratado o cronograma para o início dos serviços da patrulha agrícola para os pequenos produtores visando a preparação das terras para as pastagens de inverno.

Conforme o secretário de Agricultura Luis Henrique Pereira a definição antecipada da planilha de atendimento vai agilizar o atendimento das propriedades. Explicou que serão disponibilizadas duas patrulhas para a preparação das terras e o plantio de inverno, sendo que uma atenderá exclusivamente aos assentamentos.

A segunda equipe fará os serviços nas demais áreas, seguindo a ordem de maior número de produtores inscritos por localidade. "Acatamos a decisão do Conselho Municipal que se justifica pela grande extensão da nossa área rural e isso fará com que o trabalho se desenvolva com maior rapidez", explicou Pereira.

A Secretaria de Agricultura criou um horário especial para receber os produtores, passando a atender das 7:30 às 17 horas. Para a inscrição é exigido o talão de produtor e a necessidade de não possuir dívida com o município por contrapartida de serviços realizados pela secretária de Agricultura. O prazo vai até 25 de março.

AÇUDAGEM: O município fechou convênio com a secretaria estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural - SEAPDR- pelo Programa Avançar, no Eixo Irriga + RS oferecendo a construção de 10 novos micros açudes para irrigação na agricultura familiar.  

As inscrições foram feitas no escritório da Emater/RS e como o número de interessados ultrapassou o número de açudes contemplados no município, foi promovido sorteio para definir os beneficiários e os suplentes.

A documentação e as inscrições foram enviadas para o Governo do Estado e Emater/RS e o município prepara o plano de trabalho que justifica a necessidade do produtor pela obra. Tão logo os recursos sejam depositados e a empresa licitada definida, começarão os serviços de construção dos açudes.

PENDÊNCIA - Desde 2011 alguns produtores de Arroio Grande aguardam o início de obras de açudagem em suas respectivas propriedades, já que os mesmos cumpriram as exigências com pagamento de contrapartida e licenciamento ambiental na época.

Esta pendência, segundo informou o secretário Henrique Pereira, a prefeitura vai atender em breve utilizando-se do maquinário do Consórcio da AZONASUL que este mês começará os serviços no município de Herval e, cumprindo o roteiro preestabelecido, posteriormente virá para Arroio Grande e atenderá estes produtores.


WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.
 
INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link


MAIS NOTÍCIAS