Notícias


Dica de receita: Empadinha de Frango

Sugestão é da família Wolf
05/03/2022 Central Press – Foto: Divulgação

Com 10 anos de idade, Dona Terezinha Wolf Domingues, nascida em Tibagi, cidade do interior do Paraná, mudou-se para Carambeí, na região dos Campos Gerais (PR), onde trabalhou como empregada doméstica. Descendente de alemães, ela herdou muitas receitas típicas do país de origem e também da Holanda e, com seus dotes culinários, começou a aceitar encomendas de amigos, vizinhos e conhecidos da região.

Isaak, um dos filhos, resolveu comprar um trailer para vender lanches e precisava de alguém para fazer salgados. Recorreu então à mãe e pediu para que ela fizesse empadinhas. O salgado fez muito sucesso. Tempos depois, Isaak foi convidado para participar do Segundo Festival de Tortas de Carambeí. Então, convidou a mãe para fazer algumas tortas no evento.

Não imaginavam que aquele era o início de uma história de sucesso. O marido de Dona Terezinha, Samuel, e os outros filhos, Diego e Jackson, decidiram investir no talento dela e passaram a participar de vários eventos. Com a propaganda que os filhos faziam e a boa repercussão do trabalho, a procura pelas tortas doces e salgadas foram aumentando. Em 2015, resolveram abrir seu próprio negócio, criando a Tortas Wolf, localizada no centro de Carambeí.

Além da unidade física, em dezembro de 2021, lançaram o Tortas Wolf Delivery e Takeway, em Ponta Grossa (PR). Diego Wolf, filho de Dona Terezinha, comenta que, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, foi o período no qual a empresa mais cresceu. “No início, ficamos sem saber o que fazer, mas nos adaptamos para que as pessoas continuassem comprando conosco. Tiramos fotos do cardápio, colocamos nas redes sociais e fizemos várias promoções. Também lançamos produtos novos, como sopa e quentão, além de realizarmos muitas campanhas diárias”, completa.

Junto com a Unium, marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, a família Wolf preparou algumas receitas dos pratos mais vendidos na loja de tortas. Confira:

Empadinha

Ingredientes - massa

    1 quilo de farinha de trigo Herança Holandesa premium
    600 g de margarina
    2 ovos
    1 colher (sopa) de sal
    2 gemas para pincelar

Ingredientes - recheio

    2 peitos de frango
    1 colher (sopa) de sal
    2 colheres (sopa) de azeite
    1 dente de alho picado
    1 colher (sopa) de colorau
    2 xícaras (chá) de água quente
    1/2 colher (sopa) de caldo de galinha
    200 ml de água
    5 colheres (sopa) de farinha de trigo
    Requeijão cremoso a gosto

Modo de preparo

Numa tigela bem grande, coloque farinha de trigo, margarina, ovos, sal e misture bem até formar uma massa lisa.

Recheio

Em uma panela, coloque os peitos de frango, cubra com água, tempere com sal, tampe e deixe cozinhar por 30 minutos em fogo médio. Desligue o fogo, escorra a água, coloque o frango em uma tigela e desfie com as mãos. Em fogo médio, aqueça numa panela o azeite e doure o alho picado, o colorau, a água quente e o frango desfiado. Misture bem, adicione o caldo de galinha e cozinhe por 10 minutos. Reserve. No liquidificador, coloque a água, a farinha de trigo e bata até formar uma mistura homogênea. Despeje essa mistura na panela com o frango desfiado mexendo sem parar e cozinhe por 5 minutos. Apague o fogo e reserve. Acrescente o requeijão cremoso a gosto.

Na montagem, forre as forminhas caneladas (10 centímetros de diâmetro x 2 centímetros de altura) com uma porção da massa, distribua no fundo o requeijão cremoso, coloque o recheio de frango e reserve. Abra o restante da massa em uma bancada, corte discos com mais ou menos 11 centímetros de diâmetro e coloque na forminha (que já está com o recheio). Aperte as bordas para retirar o excesso de massa e reserve. Distribua as forminhas em uma assadeira grande e leve ao forno preaquecido a 180° C por, aproximadamente, 40 minutos.

Sobre a Unium

Marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, a Unium representa os projetos em que as cooperativas paranaenses atuam em parceria. Todas as marcas reunidas pela Unium, inclusive a Alegra, são reconhecidas pela qualidade e excelência.

A Unium também conta com três marcas de lácteos: Naturalle - de produtos livres de aditivos -, Colônia Holandesa e Colaso. No setor de grãos, a Unium conta com a marca Herança Holandesa - farinha de trigo produzida em uma unidade totalmente adequada à ISO 22000, o que a qualifica com elevados padrões de exigência.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS