Notícias


UBS Vila Nova completa um ano de Rede Bem Cuidar, em Pelotas

Em 12 meses, unidade realizou mais de 9,5 atendimentos, média de 790 por mês
16/12/2019 Ascom Prefeitura de Pelotas / Daiane Santos - Fotos: Marcel Ávila
Anterior Próximo

Um ano após passar a fazer parte da Rede Bem Cuidar, da Prefeitura, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Nova, no 7º distrito de Pelotas, comemora os bons resultados e a melhora no atendimento à comunidade. Referência em saúde para aproximadamente 1.500 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a unidade foi a sexta a ser integrada à Rede, sendo a primeira da Zona Rural a fazer parte do novo formato de serviços em saúde.

Inaugurada em 15 de dezembro de 2018, em um ano, a UBS realizou mais de 9.500 atendimentos, entre consultas médicas, assistência em enfermagem e visitas dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Conforme a enfermeira Daniela Marcant, a principal mudança foi no acolhimento dos moradores da região. Antes, além da estrutura do posto ser antiga e bem menor que a atual, era preciso tirar fichas, fato que mudou com a adesão à Rede Bem Cuidar.

“Agora eles chegam e são acolhidos. Quem precisa de consulta médica na hora, é atendido, quem pode aguardar sai da UBS com a data agendada, não precisa mais ficar em filas. Até a equipe consegue se organizar melhor, tudo flui muito tranquilamente”, garante Daniela.

Tranquilidade que reflete na opinião da comunidade. Segundo o motorista Flávio Centena, que diariamente circula pela Zona Rural levando as equipes de ACSs, é comum ouvir os moradores elogiando a unidade da Vila Nova. Caso da aposentada Serlei Jansen, 74 anos, moradora do Bachini. Neste ano, poucas vezes ela precisou ir ao posto, mas quando foi necessário o bom atendimento chamou a atenção. “Fui muito bem atendida, não tenho do que falar.”

A fala de Serlei é reforçada pela da agricultora Roselei Peter, 40 anos, moradora da colônia Santo Antônio. Ela e a família são usuárias da unidade, e gostaram muito das mudanças feitas. “A estrutura antes era antiga, com alguns problemas. Tínhamos que ir cedo pra conseguir ficha... Agora, sempre que precisamos, somos atendidos na hora ou então saímos com a consulta agendada.” Ampliada para 316 metros quadrados, a UBS recebeu mais de R$ 886 mil em investimentos.

Rede Bem Cuidar

Atualmente, a Rede Bem Cuidar beneficia mais de 50 mil pessoas, estando presente nas comunidades da Bom Jesus, Guabiroba, Simões Lopes, Virgílio Costa, Sanga Funda e Vila Nova.

Mensalmente, uma média de 11,7 mil atendimentos médicos ou de enfermagem são realizados, junto a 12,4 mil procedimentos e 640 assistências odontológicas. O prédio de cada UBS que passa a integrar a Rede é revitalizado, ampliado e tem mobiliário e equipamentos renovados.

As salas de espera ficam maiores e mais confortáveis (climatizadas e com TV), e o posto adota um sistema de acolhimento que busca acabar, definitivamente, com as filas de espera. O maior diferencial é que não há limite de atendimento: todo usuário que chega à UBS é acolhido e passa por uma triagem, que define a urgência.

A unidade também passa a oferecer serviços escolhidos em parceria com a comunidade, como Práticas Integrativas Complementares (PICs) e grupos de apoio.

MAIS NOTÍCIAS