Notícias


Mais de 7 mil candidatos disputam vagas no concurso da Prefeitura

Provas ocorreram durante a manhã e tarde deste domingo, dia 15 de dezembro
15/12/2019 Ascom Prefeitura de Pelotas / Adriana Rabassa - Fotos: Michel Corvello
Anterior Próximo

Ocupar uma das vagas disponibilizadas na terceira etapa dos concursos públicos da Prefeitura de Pelotas foi o que levou 7443 candidatos a comparecerem neste domingo, dia 15 de dezembro de 2019, aos locais onde ocorreram as avaliações dos 28 cargos oferecidos.

As provas se iniciaram pela manhã e seguiram durante a tarde. Aproximadamente 1615 candidatos não compareceram, totalizando abstenção geral de 20,87%. O gabarito preliminar deve ser divulgado na segunda-feira (16) no site da Legalle Concursos, na ‘Área do Candidato’.

Conforme a Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh), cerca de 1185 candidatos aos cargos de motorista, auxiliar operacional, cozinheiro, operador de máquinas, auxiliar de saúde bucal, oficial administrativo, técnico em contabilidade e técnico em enfermagem não se fizeram presentes no turno da manhã, registrando 26,55% de abstenções. Para o cargo de agente de trânsito a abstenção foi de 24,62% para um total de 1887 inscritos.

Os candidatos foram distribuídos entre os prédios do Campus II, Anglo e Instituto de Ciências Humanas (ICH), todos da Universidade Federal de Pelotas, e também no Colégio Municipal Pelotense – local com maior número de candidatos – e Escola Estadual Pedro Osório. Apenas os agentes de trânsito realizaram provas pela manhã no Instituto de Educação Assis Brasil e no Colégio José.

À tarde, 2840 pessoas interessados nas funções de administrador, auditor-fiscal da Receita Municipal, assistente social, biólogo, contador, dentista, economista, enfermeiro, engenheiro civil, farmacêutico-bioquímico, médico clínico geral, médico do trabalho, médico perito, médico psiquiatra, nutricionista, psicólogo, técnico superior em artes, terapeuta ocupacional e turismólogo começaram a ingressar nos locais pontualmente às 13h30min, quando os portões foram abertos. O encerramento está previsto para as 17h30min, 3h após o início das provas. A Prefeitura estima abstenção aproximada de 13,15% nas provas realizada à tarde, para um total de 3270 inscritos.


Candidatos chegaram cedo

Os locais de prova já estavam repletos de candidatos e seus familiares antes das 13h. Por volta desse horário o psicólogo Nicolas Zenker, de 26 anos, também aguardava em frente ao Campus II da UFPel. O jovem atua com psicologia clínica no município de Cristal e contou estar se preparando há cerca de 3 meses para o concurso. “É uma chance de crescer profissionalmente em uma cidade com mais oportunidades”, esclareceu Zenker pouco antes de entrar no prédio.

Para a economista Gracieli Duarte, de 32 anos, a oportunidade também foi o que a motivou a se preparar para a prova. Oficial administrativa na Prefeitura, ela vê no concurso a possibilidade de continuar atuando no serviço público, mas em sua área de formação. “Seria uma realização pessoal”, garantiu a servidora que também faria a prova no Campus II.

MAIS NOTÍCIAS