Notícias


Saúde Mental / Práticas de Promoção da Esperança em Cristal

Palestra e apresentações artísticas encerram atividades de 2019 do grupo de Arteterapia
13/12/2019 Asscom Cristal – Foto: Luciano Barreto
Anterior Próximo

Aconteceu na quarta-feira, dia 11 de dezembro de 2019, no Centro de Inclusão Municipal de Cristal, o encerramento de 2019 das atividades do grupo de Arteterapia associado à Rede de Atenção Psicossocial do município, com a palestra “Saúde Mental - uma visão inclusiva” com Liamara Denise Ubessi, ouvidora de vozes, educadora popular, militante na Luta antimanicomial, membro da Associação de Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas - AUSSMPE, Psicóloga, estudante de Filosofia e pós-doutoranda em Enfermagem na UFPel, acompanhada de mais dois membros da AUSSMPE Ivo Gomes e Ivon Lopes Naval também produtor e executor dos programas de rádio Gente como a Gente e Ouvidores de Vozes. Falaram a respeito da inserção, da integração e dos tratamentos convencionais e alternativos em Saúde Mental. Orientou e estimulou aos usuários e usuárias participantes, na criação de uma associação local de usuários do sistema.

Na ocasião, Liamara ressaltou a importância do envolvimento da família, da comunidade e dos agentes comunitários de saúde para promover estratégias de atenção fundamental para identificar necessidades assistenciais, alívio de sofrimento, planejamento e cautela em possíveis intervenções medicamentosas e estímulo para participação de grupos terapêuticos e políticos (como a associação).

Após a palestra, o grupo de arteterapia apresentou a peça teatral “Sombras Que Rondam”, de autoria da psicóloga e servidora municipal Solange Rosa de Oliveira, que conta a história da psiquiatria e nos motiva à reflexão e à desconstrução contínua do sistema manicomial no Brasil. Também apresentaram uma mostra de pinturas em tela, a tradicional feira de artesanatos de natal e, por fim, apresentaram a música “Pesadão” da cantora Iza em coral.

Estiveram presentes as autoridades municipais, Prefeita Enfª Fábia Richter, o Secretário de Saúde Alexandre Goldbeck, o Secretário de Educação Everton Gaide, o Secretário da Fazenda Arnildo Bartz, o Secretário de Turismo Fábio Abbud, a Secretária da Administração Silvana Carvalho Moreira, o Vereador Cláudio Lopes e a Vereadora Malu Holz, a Coordenadora das Unidades de Estratégia de Saúde da Família Cristiane Souza Gama e agentes comunitárias de saúde.

As oficinas terapêuticas atuam na comunidade há 15 anos, e funciona como recurso para interligar sentimentos e acontecimentos da vida de um indivíduo, expressão de sentimentos, externalizar e estimular enfrentamentos, desenvolver habilidades como a imaginação, a criatividade e melhorar a autoestima e confiança.



MAIS NOTÍCIAS