Notícias


25º Multiesporte premia atletas de projetos da Prefeitura de Pelotas

Iniciativas do Município nas modalidades de remo, taekwondo e atletismo revelam talentos para o Brasil
13/12/2019 Apoiado pelo ProEsporte, o atleta de ciclismo e mountain bike, Felipe Fossati Reichert, também ganhou o destaque do Multiesporte.

A noite da quarta-feira, dia 12 de dezembro de 2019, foi destinada a reverenciar os destaques esportivos de 2019, na 25ª edição do Multiesporte – prêmio que agracia com troféus as revelações e atletas consagrados no desporto pelotense.

Entre os premiados, estão integrantes de projetos da Prefeitura, desenvolvidos pela Secretaria de Educação e Desporto (Smed) e responsáveis por identificar talentos na cidade, aprimorar suas habilidades e os apresentar ao Estado, ao País e ao mundo.

Um deles é o Remar para o Futuro, que inicia jovens na prática do remo, em aulas gratuitas, já conta com integrantes na Seleção Brasileira de Remo e coleciona medalhas e pódios em competições estaduais, nacionais e internacionais.

Contemplados pelo desempenho

Os atletas Mariana Macedo e Robson Radmann foram os contemplados pelo prêmio por seus desempenhos durante o ano. A jovem é campeã da Seletiva Nacional; campeã brasileira de Barcos Curtos; medalha de bronze no Campeonato Sul-americano de Remo; detentora de cinco medalhas de ouro e uma de prata no Campeonato Brasileiro de Barcos Longos; e ouro no Campeonato Brasileiro de Jovens Talentos.

“Este ano foi sensacional para o remo pelotense e para todo o Rio Grande do Sul. O ano de 2020 vai ser cheio de competições e a nossa expectativa é trazer ainda mais medalhas ao município”, disse Mariana que, recentemente, foi convocada para o time olímpico de remo do Brasil.

Ela e Robson – campeão do Brasileiro de Barcos Curtos e do Brasileiro de Jovens Talentos (etapa 1); bronze no Brasileiro de Barcos Longos e vice-campeão do Brasileiro de Jovens Talentos (etapa 2) – residem e treinam no projeto pelotense, mas já representam clubes importantes na modalidade: Flamengo e Centro Português, respectivamente.

Quem Luta não Briga

A proposta que, originalmente, surgiu como alternativa para solucionar conflitos em uma escola municipal (beneficiando 50 alunos), tomou força em Pelotas, mostrou a efetividade nos resultados e cresceu: atualmente, o Quem Luta Não Briga (QLNB) ensina o taekwondo gratuitamente para centenas de crianças e jovens pelotenses.

“O projeto iniciou tendo um caráter social e, hoje, conta com atletas de alto rendimento competindo em eventos nacionais e internacionais”, comemorou o coordenador da iniciativa, Rossano Diniz.

Quatro integrantes do QLNB foram reconhecidos no Multiesporte: Andreo Barcelos (campeão gaúcho) e Thaila Larroza (revelação), nas categorias Masculino e Feminino de Alto Rendimento, respectivamente, além de Marcelo Bispo e Lucas Ribeiro, na categoria Surdos.

Os dois últimos conquistaram medalhas de ouro (https://www.pelotas.com.br/noticia/campeoes-brasileiros-de-parataekwondo-agradecem-a-prefeita-pelo-apoio) no Campeonato Brasileiro de Parataekwondo, em São Paulo.

Atletismo, karatê e ciclismo

A relevação no atletismo pelotense é a jovem Mariana Terres, participante do Projeto Atletismo Pelotas (PAP). A atleta colocou no currículo, em 2019, diversos pódios e medalhas (http://pelotas.com.br/noticia/representante-do-projeto-atletismo-pelotas-e-campea-no-dia-do-desafio), como o primeiro lugar no Dia do Desafio, do Sess; o primeiro lugar no 1º Circuito de Corrida de Pelotas; o ouro na etapa de Rio Grande do Circuito Estadual Sesc de Corridas; e a primeira posição no Circuito Toloko por Corridas, em Morro Redondo.

Também se evidenciou, entre os agraciados da noite, Fernando Marques – um dos esportistas contemplados com o apoio financeiro do ProEsporte, da Prefeitura, que tem o intuito de desenvolver, fomentar e valorizar as ações esportivas realizadas na cidade e os atletas pelotenses.

Em abril, o jovem de 22 anos conquistou o ouro (http://www.pelotas.com.br/noticia/pelotense-apoiado-pelo-proesporte-obtem-medalha-de-ouro) no Campeonato Brasileiro de Karatê, realizado em Brasília.

MAIS NOTÍCIAS