Notícias


Estão abertas as inscrições para a Oficina Conteúdo Audiovisual Infantil e Infantojuvenil da Criação à Comercialização

Coordenada pelo cineasta Rogério Rodrigues, a oficina será realizada em 10 encontros, de 07 a 18 de fevereiro de 2022
01/02/2022 Ascom Sedac – Foto: Divulgação

O Instituto Estadual de Cinema (Iecine), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), abriu inscrições para a Oficina Conteúdo Audiovisual Infantil e Infantojuvenil da Criação à Comercialização, que integra o projeto de capacitação profissional Revelando o Rio Grande.

O projeto Revelando o Rio Grande é uma realização da Sedac, por intermédio de convênio com o Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura do governo federal e com apoio da Cinemateca Paulo Amorim.

Coordenada pelo cineasta Rogério Rodrigues, a oficina será realizada em 10 encontros, de 07 a 18 de fevereiro de 2022 (de segundas a sextas), das 9h às 12h, em formato virtual. O curso pretende apresentar um panorama do processo de criação, desenvolvimento, produção e comercialização de obras seriadas para televisão e plataformas de streaming dedicadas ao público infantil e infantojuvenil.

Serão abordados diferentes temas do processo, proporcionando aos participantes uma visão geral das principais etapas da produção audiovisual, possibilitando que os alunos desenvolvam diferentes olhares sobre a capacidade criativa e suas ferramentas para desenvolvimento da cadeia produtiva. Na atividade ainda serão analisadas as particularidades de um projeto audiovisual desde a ideia até o licenciamento, bem como, expor o panorama do mercado atual em suas múltiplas plataformas diante dos novos desafios.

Programa:

Aula 01 - 07/02 – Apresentação: Panorama do mercado, formatos e projetos de série.

Aula 02 - 08/02 – Conceito e Tema: A pesquisa de mercado e o público-alvo na criação.

Aula 03 - 09/02 – Estrutura e Formato: Definições frente às diferentes plataformas.

Aula 04 - 10/02 – O Processo de Criação: Da ideia ao argumento (*).

Aula 05 - 11/02 – O Desenvolvimento do Projeto: O showrunner e a sala de roteiro.

Aula 06 - 14/02 – Live-Action e Animação: As diferenças e a mistura de ambos.

Aula 07 - 15/02 – Pitching: O pitch em eventos e no elevador e a proteção legal do projeto.

Aula 08 - 16/02 – Modelo de Negócios: Coprodução, cronograma, orçamento, análise técnica, financiamento, licenciamento, comercialização e delivery.

Aula 09 - 17/02 – Criação e Pitching: (*) Atividade proposta na aula 4.

Aula 10 - 18/02 – A Propriedade Intelectual e as Tendências do Mercado.

Ministrante: Rogério Luís Rodrigues

Rogério Luís Rodrigues é formado em Comunicação Social pela ESPM, com especializações em produção audiovisual, direção e roteiro. É sócio da Atama Filmes, desempenhando funções administrativas e de criação, reunindo conhecimento e experiência em gestão, criação e produção audiovisual. Já produziu conteúdos para televisão com recursos financiados pelo FAC, Fumproarte e FSA/ANCINE. Ajudou a criar e desenvolver a minissérie infantojuvenil "Kalanga Cidade das Bicicletas" e a série infantil "Universo Z", da qual foi roteirista chefe, produtor e diretor dos 156 episódios das três temporadas exibidas em 43 territórios pela Nick Jr. (Viacom), TV Brasil e nas principais plataformas VOD, entre elas, Amazon Prime Vídeo. Acumula experiência na comercialização, com participação constante em rodadas de negócios em importantes eventos de mercado, como Gramado Film Market; Sul Audiovisual Market, Rio Content Marketing e Ventana Sur. Com atuação ativa na indústria criativa e na política cultural do nosso estado, participou da diretoria da APTC RS - Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul - entre 2013 e 2015; realizou produções voluntárias, como a XI Caminhada Solidária APAE POA, 2016; foi o presidente do SIAV RS – Sindicato da Indústria Audiovisual do Rio Grande do Sul, entre 2018 e 2020 e atualmente é membro titular do Colegiado Audiovisual do Rio Grande do Sul.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 6 de fevereiro neste link ( https://forms.gle/w8o8j7Sb2PCj8ELf6 ).

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS