Notícias


Prefeitura de Pelotas adere aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU

Prefeita assinou o termo de adesão em cerimônia no Salão Nobre
11/12/2019 Ascom Prefeitura de Pelotas / Paulo Ienczak - Fotos: Gustavo Vara
Anterior Próximo

Na manhã da terça-feira, dia 10 de dezembro, em cerimônia no Salão Nobre do Paço Municipal, a Prefeita Paula Mascarenhas assinou o termo de adesão da Prefeitura aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), fixados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Erradicar a pobreza e diminuir as desigualdades sociais, por meio do desenvolvimento sustentável: esse é o objetivo da Agenda 2030, que estabelece 17 diretrizes para que pessoas e instituições colaborem para a construção de um mundo menos desigual e ambientalmente sustentável.

Conheça os 17 objetivos acessando o link  https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/  

"A missão é trabalhar por esses Objetivos aqui, no âmbito local. Precisamos entregar um mundo melhor para as próximas gerações. Fico feliz de saber que, com a adesão, estamos agregando parceiros nessa jornada", pontuou a prefeita.

A data para oficializar a adesão não foi escolhida ao acaso, já que em 10 de dezembro de 1948, há exatos 71 anos, era lançada a Declaração Universal dos Direitos Humanos.  

Agenda 2030

Composta por 17 objetivos e 169 metas, a Agenda 2030 aborda quatro dimensões: social, econômica, ambiental e institucional. No ano de 2030, se cumpridas as orientações da Agenda, as mazelas decorrentes da pobreza e desigualdade social no mundo seriam levadas a um nível próximo de zero.

Ações em curso  

“É estimulante perceber que parte dos objetivos já vem sendo trabalhados pela Prefeitura e que, com a assinatura do termo, serão fortalecidos”, aponta o assessor especial Sadi Sapper.  

O projeto Óleo Sustentável, as iniciativas do Pacto Pelotas Pela Paz, que têm como objetivo a diminuição dos índices de violência e a promoção de uma cultura de paz, a criação do Conselho Municipal LGBT, são alguns exemplos de ações da Prefeitura que contribuem para os ODS.

Núcleo Regional e parcerias  

Suzana Viegas Neves da Silva, coordenadora regional e municipal dos ODS, explica que são mais de 30 parceiros, entre pessoas e instituições, que assinaram o termo de adesão em Pelotas.  

“É importante que todos os parceiros se sintam responsáveis pela divulgação dos objetivos. O apoio do Município de Pelotas é um passo importante para a consolidação do nosso trabalho”, afirma Suzana.

Para a coordenadora, apesar de alguns dos 17 ODS soarem utópicos, como acabar com a pobreza em todas as suas formas em todos os lugares do mundo, é importante acreditar para fazer com que as políticas públicas avancem. “Não basta uma Declaração Universal dos Direitos Humanos, é preciso que ela seja efetivada, na prática”, completa.

MAIS NOTÍCIAS