Notícias


Servidores já podem solicitar empréstimo para receber 13º salário

Prefeitura se responsabilizará pelos juros da operação, que pode ser requisitada em agência bancária ou pelo aplicativo
11/12/2019 Por Ascom Prefeitura de Pelotas – Foto: Divulgação

Servidores que queiram receber o 13º salário neste mês, via empréstimo do Banrisul, já podem solicitá-lo através do aplicativo do banco ou presencialmente nas agências bancárias.

A instituição financeira ampliou o horário de atendimento para estes casos e atende o público desde as 9h, a partir desta quarta-feira, dia 11 de dezembro de 2019. O empréstimo, cujos juros serão custeados pela Prefeitura, pode ser requisitado até a próxima quarta-feira (18) por servidores ativos, aposentados e pensionistas.

Saiba o passo a passo para realizar o empréstimo no aplicativo pelo link  http://www.pelotas.com.br/noticia/emprestimo-para-receber-13o-salario-pode-ser-solicitado-via-aplicativo .

O Município recomenda que o servidor verifique, o quanto antes, a existência de alguma pendência que possa o impossibilitar de fazer o empréstimo – neste caso, o pagamento do 13º será realizado pela própria Prefeitura.

No entanto, aqueles que estiverem inadimplentes devem retirar manifestação formal no banco, comprovando a situação, e apresentá-la até dia 18 de dezembro à Secretaria de Administração e Recursos Humanos, que se encarregará de encaminhar os procedimentos e realizar o pagamento da gratificação até dia 20 de dezembro.

Cabe ressaltar que o servidor pode optar por não realizar o empréstimo para o 13º. Desta forma, fica assegurado a ele receber o pagamento em dez parcelas sucessivas, devidamente corrigidas, a partir de fevereiro de 2020.

Atualização do cadastro

Os servidores também precisam estar atentos à existência de pendências na atualização cadastral, que precisa estar regularizada para não inviabilizar o empréstimo. A verificação e atualização podem ser feitas pelo aplicativo, através do caminho ‘Meus Dados → Atualização Cadastral’, ou junto à instituição financeira.

Quem tem portabilidade pode realizar o empréstimo?

Sim. O servidor que tiver interesse em requisitá-lo poderá efetuar a operação sem necessidade de cancelar a portabilidade. No entanto, deve comparecer no Banrisul munido de RG, CPF, comprovante de residência atualizado (máximo 30 dias) e contracheques (obtidos no Portal do Servidor) para agilizar a operação.

O último item não precisa estar impresso; basta o servidor ter login e senha para acessá-lo no portal. Quem não tiver estas duas informações pode solicitá-las pelo e-mail sarh.rh@pelotas.rs.gov.br, enviando nome completo e CPF. O comprovante de residência pode ser de terceiros, no entanto, deve ter uma declaração de próprio punho no documento, com a assinatura do dono da conta.

Casos de inativos (aposentados) e pensionistas que receberem negativa do banco para o empréstimo

Caso o servidor aposentado ou pensionista tente habilitar-se ao financiamento junto ao Banrisul e lhe seja negado por insuficiência de margem financeira, será necessário apresentar um documento, até dia 18 de dezembro, comprovando a situação ao Prevpel, que atende de segunda a sexta-feira, na rua Padre Anchieta, 2035, das 13h às 18h. O documento deve ser solicitado na instituição financeira.

Para aqueles aposentados e pensionistas que não se manifestarem até dia 18, será definido, automaticamente, o pagamento do 13º em dez parcelas, acrescido de juros, a partir de fevereiro de 2020.

Aposentados e pensionistas com portabilidade podem realizar o empréstimo, mas devem procurar o Banrisul munidos de RG, CPF, comprovante de residência atualizado e contracheque.

MAIS NOTÍCIAS