Notícias


Poder Executivo de Guaíba realiza reunião com os Vereadores para avaliar a situação emergencial da cidade

Fenômeno denominado “microexplosão”, atípico para a nossa região e sem precedentes na história de Guaíba, contou com ventos de até 200km por hora
22/01/2022 Texto e foto: Prefeitura de Guaíba

O Executivo Municipal, representado pela prefeita em exercício, Claudinha Jardim, e o Secretário de Assistência Social, Douglas Martello, realizou uma reunião com os vereadores do município com o objetivo de apresentar os planos de ação para reconstrução da comunidade, principalmente dos bairros Cohab, Santa Rita e Ipê, que tiveram a maior devastação.
 
A prefeita em exercício, Claudinha Jardim, apresentou para os vereadores o diagnóstico oficial do Governo do Estado que demonstrou esse fenômeno denominado “microexplosão”, atípico para a nossa região e sem precedentes na história de Guaíba, com ventos de até 200km por hora.

O impacto foi em toda a cidade, mas concentrado nos bairros já citados, tendo prédios com a suas estruturas comprometidas, mais de 8.500 famílias sem energia elétrica e também 8.500 com necessidade emergencial de atendimento para lonas pois tiveram as suas casas destelhadas, enquanto mais de 5 mil famílias com necessidades de doações emergenciais de alimentos não perecíveis.

Foram distribuídas mais de 5mil metros de lonas entre o horário do fenômeno até a manhã de terça-feira (18) para atender as famílias que foram vítimas desta catástrofe.

O município realizou uma compra emergêncial de telhas, com o apoio de recursos da câmara de vereadores. As telhas chegaram no dia 19/01 e as equipes já estavam mobilizadas para fazer a distribuição do primeiro lote de 4 mil telhas adquiridas para as casas das famílias atingidas pela catástrofe.

A prefeita em exercício reafirmou o seu compromisso e de toda a equipe da prefeitura municipal que com muito empenho e dedicação, está realizando o trabalho de reconstrução da cidade com agilidade, mas também com muito carinho para todas as pessoas que foram afetadas em decorrência desta catástrofe.

Claudinha Jardim reiterou a necessidade também de fazermos uma reflexão, em que apesar de todos os problemas, susto e medo causados, não existe vítimas em gravidade e vítimas fatais em decorrência deste temporal.

Atualmente, contamos com 150 homens trabalhando na recuperação da cidade realizando a limpeza urbana e desobstrução de vias.

A prefeita em exercício também destacou o trabalho intensivo de monitoramento da prefeitura em relação ao restabelecimento de água e luz para todas as comunidades afetadas, prestando todo o apoio para estas empresas, que apesar de não serem do município, para que tenham condições de restabelecer os serviços com a maior velocidade possível.

Até o momento são incalculáveis a quantidade de postes e árvores caídas, porém seguimos com uma força-tarefa junto ao Corpo de Bombeiros para a retirada dessas árvores e também para as que estão em risco de queda.

Seguimos articulados com a Defesa Civil do Estado, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e com uma grande rede de solidariedade que se estabeleceu em todo o Rio Grande do Sul.
Agradecemos imensamente todo o apoio recebido neste momento. Somente com união conseguiremos avançar neste grande processo de reconstrução!

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS