Notícias


Eduardo Leite participa da abertura da 48ª Couromoda, em São Paulo

Governador visitou estandes de fabricantes e lojistas do Rio Grande do Sul
20/01/2022 Texto: Suzy Scarton | Edição: Secom - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini
Anterior Próximo

O governador Eduardo Leite participou da abertura da 48ª Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda (Couromoda), no Expo Center Norte, em São Paulo, na manhã da segunda-feira, dia 17 de janeiro de 2022.

Ele já havia comparecido nas edições de 2019 e 2020 do evento, que é a mais importante feira de calçados e artigos de couro da América Latina. No ano passado a Couromoda ocorreu em formato virtual devido à  pandemia.

“O Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor do Brasil no setor coureiro-calçadista, em número de pares, e o Estado com maior receita em exportação em volume. Somos especialmente vocacionados, e é uma indústria importante, estratégica, que gera mais de 80 mil empregos. Por isso, fiz questão de prestigiar a Couromoda durante a abertura”, destacou o governador.

Sempre renovada, a Couromoda, evento líder em lançamentos e vendas de calçados e acessórios na América Latina, reúne lojistas de todo o Brasil e compradores globais, vindos dos principais centros consumidores do mundo.

Com mais de 45 anos de história, a Couromoda vai além de uma feira de negócios e se posiciona como plataforma completa de moda, com a integração da São Paulo Prêt-à-Porter (Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios).

A passagem de Leite pela feira foi focada na visita aos estandes de lojistas e fabricantes (Dakota, Usaflex, Calçados Beira Rio e Wirth, entre outros) e pela mostra do projeto Estação Moda RS.

“Fico feliz de ver que temos circunstância de retomada. 2021 já foi um ano de expansão de vendas, especialmente no segundo semestre, com algumas indústrias alcançando os patamares da pré-pandemia e outras caminhando para isso. Temos uma boa expectativa para 2022, e é nesse momento que intensificamos as conversas com as empresas, buscando entender especialmente onde estão os gargalos que ainda enfrentam para que o governo possa tomar providência para dar ainda mais competitividade ao Rio Grande do Sul no setor calçadista, como já fizemos no passado”, destacou Leite, relembrando a assinatura do primeiro Pacto Setorial Cooperativo, em dezembro de 2019.

De segunda (17) a quarta-feira (19/1), o evento conta com exposição de empresas e lojistas da coleção para inverno e meia estação de 2022/2023. Desde o início da pandemia, esta será a primeira edição presencial. No projeto Compradores Internacionais, estão presentes mais de 115 representantes de 17 países. A presença mais forte é de Bolívia, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Panamá e Paraguai.

O governador foi recebido por Francisco Santos, Waleska Santos e Jeferson Santos, dirigentes da Couromoda, além de representantes da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, do Sindicato da Indústria de Calçados de Franca e do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui, entre outros.
 
Produção de calçados

Em 2020, o Rio Grande do Sul foi responsável por 21,2% da produção de calçados do Brasil em número de pares, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). O único Estado que ultrapassa essa participação na produção nacional é o Ceará.

A produção é concentrada nos dois polos calçadistas do Estado: Vale do Rio dos Sinos e Vale do Paranhana. No que diz respeito às exportações, o Rio Grande do Sul é líder em valor total em dólares e segundo colocado em número de pares.

Estação Moda RS

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae RS, participa do estande coletivo Estação Moda Rio Grande do Sul na Couromoda. A presença de 12 empresas gaúchas foi viabilizada por meio de aporte de R$ 100 mil do Programa de Apoio à Participação de Empresas Gaúchas em Feiras Internacionais. O estande também conta com o apoio da ACI de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha e das prefeituras de Novo Hamburgo e Sapiranga.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.  

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS