Notícias


Operações policiais de fim de ano são integradas em Pelotas

Tudo Azul e Papai Noel vão até 31 de dezembro, a fim de assegurar segurança à comunidade
10/12/2019 Assessoria de Comunicação de Pelotas / Daiane Santos - Fotos: Gustavo Vara
Anterior Próximo

Na manhã da segunda-feira, dia 9 de dezembro de 2019, a Prefeitura  de Pelotas e a Brigada Militar (BM) lançaram as operações Tudo Azul, que envolvem a Guarda Municipal, os agentes de Trânsito e o Papai Noel da BM.

Diferente de outros anos e seguindo as diretrizes do Pacto Pelotas pela Paz – que inclui a união das forças policiais em prol da segurança pública –, em 2019 as ações serão planejadas e executadas de forma integrada na cidade.

As operações, que vão até o dia 31 de dezembro, foram lançadas durante solenidade realizada no Largo Edmar Fetter e têm o objetivo de garantir a segurança da comunidade no período de fim de ano, sobretudo nas áreas comerciais das cidades.

Nestas regiões, a circulação de pessoas aumenta nesta época. Também ocorrerá a fiscalização do comércio irregular de produtos.

“O fim de ano é uma época muito importante para a população e a economia de Pelotas. As pessoas precisam se sentir seguras ao circular pelo Centro e as operações vão garantir isso, impedindo roubos e furtos”, disse o vice-prefeito Idemar Barz.

Até o dia 31, as equipes de segurança farão o policiamento a pé, de carro e moto. A Operação Tudo Azul, criada pela Prefeitura em 2015, é realizada por meio das secretarias de Segurança Pública (SSP), de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) e de Transporte e Trânsito (STT). A Operação Papai Noel será coordenada pelo 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e o 5º Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) de Pelotas.

Crimes em queda

Durante discurso, o tenente-coronel Márcio André Facin, comandante do 4º BPM, destacou os bons resultados obtidos após a criação do Pacto Pelotas pela Paz. Graças à atuação do chamado Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), que reúne desde 2017 várias forças policiais da cidade, nos últimos 18 meses o acumulado de crimes violentos sofreu queda de 41% no município.

“Esse resultado é a prova de que a execução planejada e integrada traz resultados. Com certeza, a comunidade é a maior beneficiada por essa integração”, afirmou Facin.

Além da BM e da Prefeitura, participaram da cerimônia representantes da Polícia Civil, do Judiciário e das secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag), de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) e de Governo (SG), além dos secretários da SSP, Bruno Ferreira, e da STT, Flávio Al-Alam.



MAIS NOTÍCIAS