Notícias


Governo do RS assina contrato para estudo da construção da barragem no Arroio Sutil, em Dom Feliciano

Iniciativa proposta pelo deputado estadual Marcus Vinicius (PP), pelo deputado federal Jerônimo Goergen (PP) e pelo senador Luís Carlos Heinze (PP) visa trazer melhoria para a economia da região
14/01/2022 Agência de Notícias ALRS - Foto: Joel Vargas

Uma das pautas mais antigas da região Costa Doce começa a ser atendida. Foram confirmados e liberados os recursos para estudo da construção da barragem no Arroio Sutil, em Dom Feliciano. O pleito visa a melhoria do bem-estar social dos moradores da região, assim como a potencialização da produção agrícola da região.

Por iniciativa do deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar da Metade Sul, Marcus Vinicius de Almeida (PP), do deputado federal Jerônimo Goergen (PP) e do senador Luís Carlos Heinze, (PP), o ofício entregue ao Ministro Rogério Marinho, que atende a pasta do desenvolvimento regional. A assinatura libera um valor de R$ 2 milhões, sendo que R$ 712 mil serão destinados para fase inicial do projeto.

Para Marcus Vinícius, natural da região, a construção da barragem no Arroio Sutil é um grande avanço para a Costa Doce. “Estamos diante de uma grande oportunidade de fazer com que Camaquã, seja reconhecida como a zona de melhor gestão hídrica do Brasil. Temos a chance de potencializar nosso agronegócio e economia”, disse.

Já para Celso Bartz, presidente da Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro (AUD), a obra será de suma importância para diversas áreas, não só para o crescimento da região, mas também pelo fator de trazer prevenção para os períodos de estiagem.

“O barramento do Arroio Sutil viabilizará outras possibilidades além da irrigação, como geração de energia e desenvolvimento regional, já que abastecerá uma área de 60 mil hectares aproximadamente. Também, teremos a importância do acúmulo da reserva de água também ajudará no período de estiagem, que há anos assola o Rio Grande do Sul, terá um impacto importante para nosso estado”, afirmou.

Com o projeto de barragem, haverá um importante acréscimo para o setor agrícola nas cidades de Dom Feliciano, Camaquã, Cristal e Arambaré. Os estudos serão feitos em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

MAIS NOTÍCIAS