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Autorizada a construção da nova ponte entre Imbé e Tramandaí, com investimento de R$ 37 milhões na obra

Obra é esperada pela comunidade local há 20 anos e vai beneficiar todo o Litoral Norte
08/01/2022 Agência de Notícias ALRS - Foto: Joel Vargas

O Litoral Norte está mais próximo de resolver um de seus principais gargalos com a construção de uma nova ponte entre Imbé e Tramandaí.

A autorização do convênio de R$ 37 milhões para execução da obra foi assinada nesta quarta-feira (05), no Palácio Piratini, pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB), em conjunto com governador Eduardo Leite e os prefeitos de Imbé, Ique Vedovato, e de Tramandaí, Luiz Carlos Gauto.

A expectativa é que a construção inicie este ano e seja concluída em 2024. Participaram do ato secretários de Estado, deputados estaduais, o deputado federal Alceu Moreira (MDB), entre outras autoridades.

A estrutura é uma demanda de mais de 20 anos da comunidade dos municípios e dos turistas que frequentam a região no veraneio. Para o presidente do Parlamento gaúcho, a obra representa uma conquista para a região e para todo o RS.

“Este é um momento histórico para os municípios litorâneos e para todos os gaúchos, já que este é o maior investimento do governo estadual na história de Imbé e de Tramandaí”, destacou Gabriel Souza, que na sequência assumiu interinamente o Governo do Estado.

Segundo o parlamentar, a estrutura atual, formada por um conjunto de três pontes, começou a ser erguida há 70 anos e concluída nos anos 1980, mas há duas décadas já não comporta a circulação de veículos de carga e o trânsito da temporada, quando as cidades chegam a receber um volume de turistas superior à sua população.

“Esta obra será importante para o desenvolvimento econômico de todo o RS. Trata-se de uma ponte estaiada binária, com travessia para pedestres e com potencial para viabilizar o turismo náutico na região”, informou Gabriel, que é autor da Lei que cria a Rota Turística do Litoral Norte Gaúcho.

Além dos desafios para os caminhões de carga, veículos de passeio e ônibus de turismo, a preocupação é com os congestionamentos que podem obstruir a passagem de ambulâncias, caminhões de bombeiros e viaturas das polícias civil e militar. Conforme o prefeito de Imbé, no último feriado de ano novo a fila para travessia chegou a passar de cinco horas, comprovando a necessidade regional de uma nova ponte.

“A via não é apenas um elo de ligação entre Imbé e Tramandaí, mas de todo o estado com o Litoral Norte”, explica. Uma via alternativa, a Estrada do Mar aumenta o trajeto entre as duas cidades em cerca de 50 quilômetros, estima Vedovato.

Para o projeto sair do papel, o gestor municipal ressalta que contou com o apoio do presidente Gabriel Souza nas articulações com o Governo do Estado, além da Prefeitura de Tramandaí, que está de acordo com o convênio.

“A agenda de reformas iniciada no governo anterior e intensificada na nossa gestão contribuem para que possam celebrar convênios como este”, disse o governador Eduardo Leite, lembrando de outros investimentos no Litoral, inclusive em Imbé, que já assinou o acordo de R$ 7 milhões para duplicação da avenida Paraguassú.

Ponte atual está deteriorada

Os investimentos na ligação entre duas das principais praias do litoral gaúcho também são um pedido antigo da comunidade devido à deterioração da ponte Giuseppe Garibaldi. A via recebeu este nome por ter sido construída no local onde o líder da Revolução Farroupilha passou a caminho de Laguna, em Santa Catarina.

A parte mais antiga tem capacidade para 12 toneladas, já as mais recentes comportam até 23 toneladas. No entanto, recebem diariamente cargas superiores a 50 toneladas, colocando em risco sua sustentação. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER-RS) já realizou diversas intervenções e manutenção dos vãos.

Nova ponte será estaiada e contará com duas estruturas

No ano passado, Imbé firmou convênio com o Governo Federal para criação dos projetos de viabilidade arquitetônica, engenharia, trafegabilidade, solo e, principalmente, do traçado da nova ligação. A empresa que venceu o processo licitatório apresentou duas opções de trajetos.

O primeiro, que teve o convênio celebrado nesta quarta-feira, refere-se à duas estruturas estaiadas idênticas, de 100 metros de comprimento, ligando as avenidas Nilza Costa Godoy, em Imbé, e Beira-Rio, em Tramandaí. Para incentivar o turismo, serão implantadas duas passarelas para pedestres entre os mastros de uma ponte a outra.

A segunda proposta, chamada de Lagoa do Armazém, consiste na construção de uma ponte de 1,6km com custo estimado de R$ 140 milhões, iniciando na avenida Rubem Berta, em Tramandaí, e terminando na avenida Porto Alegre, em Imbé. De acordo com Vedovato, as duas alternativas oferecem a opção de navegação abaixo das estruturas.

“São projetos que se complementam. A execução da segunda ponte está em andamento com recursos prometidos pela União Federal”, adianta. Já a ponte atual deverá permanecer em uso pelo menos até a conclusão das duas novas, informa o prefeito.

Histórico das pontes entre Imbé e Tramandaí

1950 – Início da construção da primeira etapa da ponte Giuseppe Garibaldi, composta por apenas uma via, por onde poderia circular um veículo por sentido. Sua capacidade é de 12 toneladas.

1980 – Entrega das duas últimas etapas, formando o conjunto de três pontes. Possuem capacidade de 23 toneladas e são a principal ligação entre Imbé e Tramandaí até o momento.

2020 – A Prefeitura de Imbé firmou convênio com o Governo Federal para criação dos projetos de viabilidade arquitetônica, de engenharia, trafegabilidade, solo e, principalmente, do traçado da nova ligação. A empresa que venceu o processo licitatório apresentou duas opções de trajetos.

2022 – Assinada a autorização do convênio para construção da ponte Imbé-Tramandaí. Projeto tem custo estimado de R$ 37 milhões com recursos do Daer (R$ 34,3 milhões) e contrapartida da Prefeitura de Imbé (R$ 2,7 milhões).

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