Notícias


Inscrições abertas e gratuitas para as oficinas da 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes

São oferecidas 260 vagas, distribuídas em dez oficinas que integram o Programa de Formação Audiovisual do evento
03/01/2022 Produção de textos: Marcelo Miranda e ETC Comunicação – Foto: Divulgação

A 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes, a ser realizada de 21 a 29 de janeiro de 2022, está com inscrições abertas e gratuitas  para as oficinas que integram seu Programa de Formação Audiovisual. Para esta edição, serão 10 oficinas com oferta de 260 vagas. É permitida apenas uma inscrição por pessoa.

Os interessados podem se inscrever até 10 de janeiro, ou até se esgotarem as inscrições, pelo site oficial do evento www.mostratiradentes.com.br, escolhendo uma entre as seguintes modalidades:“Pitchings Memoráveis para o Audiovisual”, “Dublagem: A Arte da Voz”, “Assistência de Direção”, “Planejamento, Produção e Divulgação de Conteúdo para Redes Sociais”, “Da Personagem ao Argumento”, “A Entrevista no Documentário”, “O Som em Cena”, “Dramaturgias do CorpoEspaço” e “Cinema e Artes Plásticas em Tempos de Transformação” e “Fotografia Expandida”.

De 22 a 23 de janeiro, sábado e domingo, a professora de artes cênicas, mentora de Comunicação e Oratória e diretora de atores, Priscila Schmidt será a responsável pela oficina “Pitchings Memoráveis para o Audiovisual”. Serão oferecidas 25 vagas para interessados a partir de 18 anos. A atividade tem como objetivo orientar e instrumentalizar os participantes para construírem Pitchs memoráveis, impactantes e que vendam seus projetos audiovisuais de forma eficaz e com excelência.

Na mesma data, das 14 às 18 horas, o ator, dublador e diretor de dublagem Patrick de Oliveira ministrará a oficina “Dublagem: A Arte da Voz”. Serão oferecidas 20 vagas para interessados a partir de 16 anos. O objetivo da atividade é apresentar o universo da dublagem para os participantes. Durante essa oficina 100% prática, serão abordados temas como impostação vocal, oratória, respiração, melhora da dicção e aprimoramento de leitura de textos, utilizando os mesmos procedimentos usados nos estúdios de dublagem. Serão também debatidos aspectos da profissão de dublador como: Interpretação (Arte /Técnica); Script; Loops; Minutagem; A importância da Dublagem; O Muro (as dificuldades); O Espaço do Dublador; O Ator: Timming e Emoção Sincronizada; Mercado de Trabalho; Legislação; Estúdios de Dublagem; Curiosidades do Mercado e Avanço da tecnologia.

De 22 a 25 de janeiro de 2022, sábado à terça, das 14 às 17 horas, o cineasta e professor Eduardo Aguilar ministra a oficina “Assistência de Direção”. Serão oferecidas 30 vagas para interessados a partir de 18 anos. O objetivo da atividade é estabelecer uma aproximação com a função de Assistente de Direção em produções audiovisuais abordando temas como: liderança, planejamento e organização.

Entre os dias 24 e 26 de janeiro, segunda à quarta, das 14 às 18 horas, a diretora, fotógrafa, jornalista e mestranda em Crítica Feminista e Estudos de Gênero na UFSC, Emy Lobo será a responsável pela oficina “Planejamento, Produção e Divulgação de Conteúdo para Redes Sociais”. Serão oferecidas 25 vagas para interessados a partir de 18 anos, que já tenham uma ideia de projeto para trabalhar na oficina. Durante a atividade, os participantes irão produzir, a partir dos conteúdos técnicos e teóricos apresentados, um planejamento estratégico viável de conteúdo para redes sociais. E construir coletivamente um repertório de referências, caminhos e possibilidades do audiovisual na internet, que será apresentado em uma simulação de Pitching.

De 24 a 28 de janeiro, segunda à sexta, das 14 às 17horas, a artista plástica, designer gráfica, ilustradora e professora de dança e artes cênicas, Dani Penna realizará a oficina “Cinema e Artes Plásticas em Tempos de Transformação”. Serão oferecidas 25 vagas para interessados a partir de 11 a 14 anos. O objetivo da atividade é construir uma instalação urbana progressiva na praça da cidade, a partir do tema deste ano e da comemoração dos 25 anos da Mostra Tiradentes; trabalhar o processo criativo através de técnicas, materiais reutilizáveis e linguagens plásticas variadas; e estimular através das artes plásticas, e de forma lúdica, a reflexão sobre as relações entre o fazer artístico e o transitório.

De 25 a 27, das 10 às 13 horas e das 14h30 às 17h30 horas, o diretor, produtor audiovisual, documentarista e professor de Jornalismo Rodrigo Cerqueira e a jornalista e diretora de documentários Roberta Fernandes vão ministrar a oficina “A Entrevista no Documentário”. Serão oferecidas 20 vagas para interessados a partir de 16 anos que sejam realizadores iniciantes ou estudantes de Cinema, Audiovisual, Comunicação e áreas afins. Com análise fílmica e atividades práticas, a oficina busca apresentar as diferentes modalidades de entrevista em filmes documentários e exercitar técnicas de interação e aprofundamento dos personagens. Os participantes terão contato com exemplos de formulação de perguntas e roteiro, condução da entrevista, ética nos diálogos e na edição a partir do trabalho de grandes diretores. Como produto, a oficina pretende desenvolver até cinco microcurtas realizados pelos participantes com base no conteúdo apresentado.

Entre os dias 25 a 28 de janeiro, terça à sexta, das 9h30 às 13h30, o ator e roteirista Germano Melo será o responsável pela oficina “Da Personagem ao Argumento”. Serão oferecidas 25 vagas para interessados a partir de 18 anos. A oficina é dedicada não só a atores interessados na escrita, no desenvolvimento de um argumento, mas também a roteiristas, preparadores e/ou diretores interessados em se aprofundar na arte do ator e no conceito de construção da personagem.

Neste mesmo período, das 14 às 18 horas, o compositor, arranjador e professor de som para cinema Beto Strada será o responsável pela oficina “O Som em Cena”. Serão oferecidas 35 vagas para interessados a partir de 18 anos, com nível médio ou superior, estudantes ou profissionais de jornalismo, audiovisual, publicidade e propaganda, cinema, profissionais de som, com ou sem experiência, editores de imagens e amantes da sétima arte. O objetivo da atividade é levar conhecimentos acerca do fenômeno som na vida das pessoas até a utilização nas artes cinematográficas, mostrar toda a importância dos sons em uma narrativa cinemática e da música como um complemento primordial na produção cinematográfica.

Entre os dias 26 a 28 de janeiro, quarta à sexta, das 09h30 às 13h30, o ator, diretor, autor e preparador corporal Marcelo Aquino ministrará a oficina “Dramaturgias do CorpoEspaço”. Serão oferecidas 25 vagas para artistas a partir de 16 anos, que tenham interesse em se expressar através do teatro e da dança, mesmo sem prévia experiência. Pessoas com disponibilidade para um trabalho prático e que estejam dispostas a compartilhar seus corpos, suas ideias, suas histórias e vivências, e que também estejam dispostas a ouvir, tocar e olhar para o outro com delicadeza e curiosidade. A oficina visa oferecer propostas de treinamento, improvisação e composição para intérpretes, transitando na fronteira entre diferentes formas de expressão artística.

E nesta mesma data, das 10h às 13 horas, a fotógrafa, educadora e Secretária Executiva do CINEDUC Bete Bullara será a responsável pela oficina “Fotografia Expandida”, voltada para jovens de 12 a 16 anos. Serão oferecidas 30 vagas. O objetivo da atividade é estimular a observação do ambiente com um olhar meticuloso e a captação de imagens não convencionais e favorecer uma outra maneira de pensar a construção fotográfica e cinematográfica.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS