Notícias


Consórcio ou leilão de carros: entenda as diferenças entre as modalidades de crédito

30/12/2021 Free-Photos from Pixabay

Na hora de adquirir um automóvel, é possível recorrer a modalidades distintas de compra. Entre elas, estão o consórcio de carros e o leilão de veículos. Porém, você sabe quais são as diferenças entre eles?

Conhecer como essas alternativas se destacam é fundamental para entender qual pode ser mais interessante para os seus objetivos. Desse modo, você tem a chance de tomar uma decisão mais informada, aproveitando o produto que é ideal para a sua realidade.

Quer descobrir quais são os pontos de diferença entre consórcio de carros e leilão de automóveis? Continue a leitura e veja mais!

Disponibilidade de modelos

Uma das distinções entre o consórcio e o leilão de veículos é a disponibilidade de modelos. No leilão, há apenas os veículos que foram apreendidos ou que apresentam algum tipo de problema. Então, você pode encontrar modelos bons e mais jovens, mas também alternativas mais velhas. Além disso, não há tanta variedade de marcas e montadoras.

Com o consórcio, por outro lado, você pode decidir entre veículos novos e seminovos de diversas marcas e modelos. Desse modo, é mais fácil achar uma alternativa que seja ideal para você e suas necessidades de uso.

Principalmente, isso tem a ver com poder e liberdade de escolha. No leilão, você precisa selecionar entre as opções que são disponibilizadas e que podem ser mais limitadas. Com o consórcio, é possível, até mesmo, adquirir um veículo com adicionais que façam sentido para a sua realidade.

Condições do veículo

Outro ponto crucial envolve as condições do automóvel. Nos leilões, é comum encontrar carros que apresentam defeitos complexos, como os que foram causados por enchentes e outros danos. Com isso, o conserto pode ser muito caro ou mesmo ser inviável, tornando o negócio uma opção pouco vantajosa.

Além disso, é frequente que veículos de leilão tenham problemas de documentação, como multas atrasadas. Ainda, ficam parados por um tempo significativo, o que pode afetar o funcionamento.

Por outro lado, o consórcio permite que você adquira automóveis que apresentam condições adequadas. Mesmo que você escolha comprar um seminovo, ele passa por análises das concessionárias ou revendedoras, garantindo a integridade.

Também consegue adquirir veículos com a documentação em dia e que são novos ou seminovos, apresentando o devido nível de cuidado.

Regularização

Como você viu, os carros de leilão podem apresentar questões referentes à documentação. Por isso, após a compra você pode ter dificuldades para regularizar a situação do automóvel. Além de gastar tempo, isso pode gerar mais custos — e que não estão incluídos no lance oferecido.

Com um consórcio, por outro lado, é mais fácil solucionar a questão. Normalmente, os automóveis estão totalmente em dia, sendo necessário apenas fazer o registro de compra nos órgãos competentes. Desse modo, você tem mais tranquilidade de saber que o veículo não apresenta outros problemas.

Preço de compra

Muitas pessoas escolhem o leilão de veículos por acreditarem que é mais barato adquirir dessa forma. Porém, é preciso notar que um veículo de qualidade, provavelmente, será disputado.}

No leilão, vence quem der o lance maior. Logo, mesmo que o preço comece mais baixo, a oferta final pode ter um preço considerável, o que torna a negociação menos atraente.


Já com o consórcio, você sabe exatamente o quanto vai pagar e consegue se planejar dessa maneira. Além disso, como o pagamento é feito à vista com o uso da carta de crédito, você ainda pode negociar e, talvez, até obter descontos.

Preço de revenda

Além do preço de compra, é preciso ter atenção com o preço de revenda — e, nesse caso, o leilão tende a ser desvantajoso. Isso porque carros negociados desse jeito tendem a encarar uma desvalorização maior, mesmo que não tenham sofrido nenhum tipo de sinistro.

Isso acontece porque, normalmente, veículos leiloados são vistos como sendo potencialmente mais problemáticos. Como esse tipo de venda fica no histórico do automóvel, não é possível se livrar dessa análise em uma futura venda.

Com o consórcio de carros, por outro lado, você pode conseguir uma avaliação mais justa caso deseje revender no futuro. Como consequência, dá para evitar prejuízos no futuro.

Forma de pagamento

Ainda, vale saber que a forma de realizar o pagamento é diferente entre essas alternativas. No leilão, se você der o lance vencedor precisará fazer o pagamento à vista. Logo, é preciso dispor da quantia, em mãos, para aproveitar essa negociação.

Com o consórcio de carros, a compra do veículo também é feita à vista. Porém, essa é uma modalidade planejada e você, na verdade, paga parcelas mensais — e sem entrada. Com isso, fica mais fácil adquirir o veículo certo, de acordo com as possibilidades do seu orçamento.

Como deu para notar, o consórcio de carros se mostra mais vantajoso que o leilão, tanto em relação aos custos quanto à burocracia ou segurança. Então, com a escolha do grupo certo para você, é possível aproveitar o que essa alternativa tem a oferecer de melhor. Aproveite para comprar o carro próprio com um consórcio!


MAIS NOTÍCIAS