Notícias


Museu da Comunicação Hipólito José da Costa restaura peças históricas que vão compor nova exposição

O trabalho de restauração foi iniciado no mês de setembro
28/12/2021 Imprensa Sedac – Foto: Divulgação

O Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom - Andradas, 959 - Centro Histórico de Porto Alegre), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), recebeu nesta semana o retorno de duas peças de significativo valor histórico, que passaram por minucioso processo de restauração.

A cabine telefônica, da primeira metade do século XX, e o aparelho de televisão, dos primeiros modelos a serem comercializados no Brasil, no final dos anos 1950 e início da década de 1960, vão integrar a exposição de longa duração em fase de pré-produção.

O diretor do MuseCom, Welington Silva, explica que as duas peças já pertenciam ao acervo tridimensional da instituição, mas se encontravam muito degradadas. O trabalho de restauração foi iniciado no mês de setembro.

"A cabine telefônica e a televisão de válvulas foram ferramentas muito populares das telecomunicações no século XX. Ambas as peças passaram pelo processo de descupinização e restauro e já estarão incluídas na exposição que estamos preparando para o final de março de 2022. Essa exposição vai marcar as comemorações do centenário do prédio sede do MuseCom, que aborda os paralelos e as crises na evolução da comunicação no Estado do Rio Grande do Sul", complementa Welington Silva.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.


MAIS NOTÍCIAS