Notícias


Índice de Confiança dos Empresários do Comércio gaúcho registra queda em dezembro

Após registrar seis altas mensais consecutivas, a confiança dos empresários do comércio entra no último mês do ano com recuo marginal
23/12/2021 Usine de Notícias – Foto: Divulgação

No mês de dezembro, o Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC-RS) interrompeu uma série de seis altas mensais consecutivas ao registrar variação de -3,6% ante o mês anterior. Em relação a dezembro de 2020, houve alta de 11,3%. Aos 119,8 pontos o índice se encontra 3,9% abaixo do patamar pré-pandemia. A pesquisa divulgada pela Fecomércio-RS nesta terça-feira, dia 21, evidenciou a interrupção no processo de crescimento da confiança.  

O Índice de Condições Atuais (ICAEC) registrou 101,8 pontos em dezembro. O valor refletiu uma variação de -4,1% em relação ao mês anterior, o que deixou o índice 9,4% abaixo do patamar pré-pandemia. O resultado seguiu a variação de -0,1% na margem registrado no mês anterior, com intensificação da queda em dezembro indicando a percepção da intensificação dos efeitos dos entraves à recuperação das vendas, com inflação corroendo o orçamento das famílias e crédito encarecendo com a subida dos juros. Nesta edição da pesquisa, 53,7% dos entrevistados relataram piora nas condições atuais da economia, na edição de novembro esse percentual era de 51,4%.  

Quanto às perspectivas, o Índice de Expectativas (IEEC) atingiu a marca dos 142,2 pontos e teve variação marginal de -4,7%. Com esse resultado, o percentual de entrevistados que esperam uma melhora da economia brasileira teve queda, acomodando-se em patamar ainda inferior ao do início da crise (-9,1%). Embora prevaleça a expectativa de melhora, conforme 73,7% dos entrevistados relataram, a acomodação do índice aponta para uma postura mais cautelosa diante da percepção de um cenário desafiador nos próximos meses.  

O Índice de Investimento (IIEC) registrou 115,5 pontos e também teve recuo na margem (-1,7%) em relação a novembro, encerrando uma série de sete altas marginais consecutivas. Seus três subíndices tiveram variação negativa, com maior retração em Situação Atual dos Estoques (-3,7%), em que o percentual de empresários que avaliaram seus estoques como "acima do adequado" subiu de 18,7% em novembro para 22,9% em dezembro. Ainda assim, O IIEC é o único índice da pesquisa a registrar patamar superior ao pré-crise (9,5%), de forma que com frustração sobre o ritmo das vendas, houve acomodação da trajetória de alta – que vinha refletindo a reorganização do setor diante do avanço das flexibilizações, conjugada com a aproximação do período tipicamente mais movimentado para o Comércio.  

Na avaliação do presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, "em um cenário em que os efeitos da inflação e dos juros tem limitado o consumo das famílias, os dados do ICEC-RS de dezembro nos mostram um ajuste da confiança dos empresários do comércio diante de um desempenho mais fraco que o esperado das vendas do setor". Comentando ainda sobre o patamar do ICEC-RS (acima dos 100,0 pontos), o presidente completou: "é importante notar que depois desse ajuste, mesmo com mais cautela diante das adversidades à recuperação, seguimos em campo otimista e entramos em dezembro cientes das dificuldades, mas prontos para darmos nosso melhor para as vendas de Natal". 

MAIS NOTÍCIAS