Notícias


Secretaria Estadual da Cultura encerrou agendas, no sábado, dia 18, em Pelotas

"Movida Schlee", a festa literária que acontece no Mercado Central
22/12/2021 Ascom Sedac – Foto: Divulgação

Em continuidade ao cumprimento das agendas em Pelotas, na Zona Sul do Estado, a secretária da Cultura, Beatriz Araujo, participou neste sábado (18/12) da "Movida Schlee", a festa literária que acontece no Mercado Central da cidade - idealizada pelo artista plástico, escritor e editor Alfredo Aquino.

O evento contempla uma intensa programação cultural em homenagem à memória do escritor Aldyr Garcia Schlee (1934-2018). Na ocasião, ocorreu a inauguração do Espaço Schlee, o lançamento de 16 livros de sete escritores premiados e de canções inéditas sobre a obra literária de Schlee, um sarau visual, exposição do fotógrafo Gilberto Perin, além de shows dos Náufragos Urbanos, Maurício Barcellos, Sulimar Rass e Paulo Timm. Os cenários dessas atividades foram o pátio e o largo interno do Mercado Público.

"Participar de um evento que revisita a memória de Schlee me toca e me emociona muito. Ele foi um inquieto, que nos presenteou com seu talento e contribuiu sobremaneira para a arte e para cultura, e está vivo em nossos corações. O resultado é este: um lindo caldo cultural!", disse a secretária Bia Araujo, que esteve acompanhada da prefeita, Paula Mascarenhas, e de outras autoridades.

Aldyr Garcia Schlee

Nascido em Jaguarão (RS), em 22 de novembro de 1934, sobre a fronteira com o Uruguai, Aldyr Garcia Schlee foi escritor fronteiriço e tradutor bilíngue. Escreveu e publicou sua obra em português e em espanhol. Com larga carreira no jornalismo, nas artes gráficas e no magistério superior do Brasil, foi desenhista profissional (vencedor, em 1953, de concurso nacional para a escolha do uniforme da Seleção Brasileira de Futebol), jornalista (ganhador do Prêmio Esso de Reportagem, em 1962) e Doutor em Ciências Humanas – atuou por mais de 30 anos em várias áreas de seu conhecimento na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Foi pró-reitor de Extensão e Cultura na Universidade Católica de Pelotas (UCPel|), onde fundou o curso de Jornalismo. Concluiu sua carreira universitária como professor-visitante do Programa de Pós-graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (PUCRS).

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS