Notícias


Penitenciária Feminina de Guaíba participa do projeto Autor Presente

Histórias da cachorrinha Duda serviram para discutir experiência de vida e de superação
22/12/2021 Ascom Susepe – Foto: Divulgação

Na última quarta-feira, dia 15 de dezembro de 2021, a Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba (PEFG) recebeu, dentro da programação do Projeto Autor Presente, do Instituto Estadual do Livro, a escritora Marisa Krás Borges.

No encontro, que aconteceu de forma virtual, sete apenadas do projeto Remissão através da Leitura debateram com a escritora, acompanhadas pela diretora da PEFG, Isadora Minozzo, e pela supervisora Núcleo Estadual de Ensino de Jovens e Adultos (NEEJA) Erico Veríssimo, Patrícia Varella.

Marisa Krás Borges trouxe um relato de vida e superação através da história de sua cachorrinha Duda e salientou a importância da escrita para a libertação de ideias. As mulheres privadas de liberdade fizeram questionamentos e se mostraram interessadas em escrever suas histórias de vida dentre outros textos.

Ao final do encontro, a Penitenciária foi presenteada com exemplares de livros da autora, assim como de kits de livros para colorir e giz de cera.

A partir do evento, posteriormente estão planejadas atividades literárias e artísticas, sob coordenação da Supervisora e Coordenadora do Projeto Remição pela Leitura, Patrícia Varella, com o intuito de fomentar nas mulheres privadas de liberdade o gosto pela escrita.

A diretora Isadora Minozzo enfatizou que a ação foi apenas o início de uma série de eventos que estão por vir, e declarou: "queremos fazer de Guaíba uma casa prisional de excelência no tratamento penal, com ênfase na recuperação e na preparação da mulher para o retorno à sociedade".

Já a delegada da 10ª Região, Patricia Picolotto, enalteceu mais essa ação da gestão, e declarou: "são ações como essa que nos enchem de orgulho, pois o tratamento penal é feito de pequenos gestos no dia a dia das mulheres privadas de liberdade. Esses gestos farão uma enorme diferença logo ali à frente, pois essas mulheres vão se sentir participantes do processo e, em breve, serão nossas multiplicadoras, fazendo com que o alcance desse pequeno gesto seja muito maior". 

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS