Notícias


Vale a pena comprar um imóvel agora ou esperar até 2022?

20/12/2021 Foto: Arek Socha from Pixabay / Divulgação

Se você está atrás de uma casa ou apartamento novo, talvez esteja se perguntando: é melhor comprar um imóvel agora ou esperar 2022?

Ainda que faltem poucos dias para acabar 2021, as condições podem mudar de uma hora para outra. Por isso, é preciso ficar atento ao cenário do mercado imobiliário e colocar na balança qual é o melhor investimento.

Quer tirar suas dúvidas sobre isso e acertar em sua decisão? Confira as informações a seguir e saiba qual é o melhor momento para comprar seu imóvel.

O cenário do mercado imobiliário no Brasil em 2021 e 2022

A crise que atingiu o Brasil, especialmente em 2015, 2016 e 2020, quando houve retração no PIB, e a pandemia alteraram o mercado como um todo no país. No entanto, 2021 ficou marcado com um ano positivo e de retomada no setor imobiliário.

Embora a taxa Selic tenha atingido um patamar histórico de 2% no começo de 2021 e em dezembro de 2021 tenha ido a 9,25%, a construção civil terá o maior crescimento em dez anos em 2021, de acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Para 2022, a expectativa continua boa no segmento. A compra de imóvel segue sendo um investimento vantajoso. Conheça alguns dos benefícios a seguir.

Os benefícios de se investir em um imóvel

Comprar uma casa ou apartamento vai além de ter uma moradia própria, um lugar de descanso e para receber a família e os amigos. A aquisição de imóveis é um dos melhores investimentos para se fazer mesmo que você não vá morar nele. Seus benefícios incluem:

• renda passiva: seu dinheiro pode render sem tanto trabalho depois de alugar o imóvel. Dependendo do tipo da casa ou do apartamento, também é possível alugar por temporada, especialmente em cidades turísticas;

• valorização: muitos imóveis têm grande potencial de valorização, aumentando seu retorno sobre o investimento;

• segurança: diferentemente de outras possibilidades que o mercado oferece, os imóveis são um investimento seguro.

Comprar ou alugar um imóvel?

Grande parte dos brasileiros tem o desejo de sair do aluguel. Segundo estudo feito pela Datastore, especializada em pesquisas no setor imobiliário, publicado em março de 2021, mais de 13 milhões de famílias pretendiam comprar uma casa própria em até dois anos.

Provavelmente também seja essa sua intenção se você ainda não tem uma casa própria e quer saber se vale a pena comprar um imóvel agora ou esperar 2022.

Alguns ainda preferem alugar

Ainda assim, alguns preferem viver pagando aluguel de forma permanente, uma vez que esse tipo de moradia permite mais mobilidade e menos burocracia na relação da pessoa com o imóvel.
O aluguel também permite que se possa usar o dinheiro restante para investir em outros ativos mais rentáveis.

Casa própria — além do benefício financeiro

Quando o assunto é moradia, envolve-se mais que apenas matemática. Isto é, além das vantagens financeiras de ser proprietário de um imóvel, há também o lado emocional: o sonho da casa própria.
Muitas famílias, casais ou pessoas solteiras olham para um imóvel com a certeza de que é nele que quer viver boa parte da vida. Esse tipo de apego com o lar fica mais difícil quando o bem é alugado.
Embora um imóvel próprio possa fazer diferença no sentimento de uma pessoa, aliviando a ansiedade de ter que viver como inquilino e trazendo a satisfação de ter um cantinho particular, é preciso calcular esse preço.

Quem opta por comprar um imóvel financiado pode ficar preso a altos custos de juros, chegando a dois terços da parcela.

O financiamento tem a vantagem de permitir um acesso mais rápido ao bem, mas funciona como um aluguel: em vez de alugar o imóvel, você "aluga" o dinheiro do banco, o que sair caro.

A boa notícia é que dá para conquistar o sonho da casa própria pagando parcelas acessíveis, sem juros tanto na mensalidade quanto no valor total do imóvel. Descubra a seguir como isso é possível.
Devo comprar um imóvel agora ou esperar 2022?

Agora que você ficou por dentro de como anda o mercado imobiliário no Brasil, conferiu as vantagens de se investir em um imóvel e entendeu as diferenças entre comprar e alugar, é hora de tomar a decisão: comprar agora ou esperar 2022?

O primeiro critério que você deve levar em conta ao comprar um imóvel é a modalidade de compra.
Como mencionamos, o financiamento tem algumas vantagens para quem pensa em adquirir já, mas depende de uma entrada considerável e possui altos juros e burocracia  — e pode ser que nem dê tempo de passar por todos os processos ainda em 2021.

Independentemente se você vai esperar o ano virar ou não, se você quer fazer um investimento com calma e consciência, o consórcio imobiliário traz muitas vantagens, como:

    • não é preciso dar entrada
    • não há juros
    • é possível usar o FGTS
    • mais opções crédito
    • menos burocracia.

Gostaria de saber quanto fica comprar um imóvel por consórcio e quais são os valores das parcelas? A Rodobens, tradicional consórcio com mais de 70 anos de atuação no mercado, oferece uma calculadora para você simular consórcio de imóveis de forma precisa e acertar na decisão. Confira!

MAIS NOTÍCIAS